segunda-feira, 3 de agosto de 2009

OS DIAS DA HISTÓRIA


Os passados dias 22 e 26 de Julho, marcaram a história da aviação em Portugal e em particular da BA5, base que festeja este ano o seu meio século de existência.
No primeiro dia, já aqui relatado, foi aberta a janela da base aos Spotter's.
Sem ser necessário recuar muito, o Spotting era olhado com uma desconfiança de comadres, sendo que os seus praticantes eram rotulados, de imediato, como os malucos das vedações que de máquina em punho, fotografam tudo o que mexe e tiram notas das matrículas dos aviões.
Há histórias de apreensões de material fotográfico e até de "intimidação," face à "ilegalidade" da actividade.
No entanto, a Internet veio alterar o panorama. Proliferam sites de fotografia de aviões, onde os Spotter´s saem do anonimato e mostram a sua "arte", acabando de vez com complexos de anos.
Tomada a situação como incontornável, do ponto de vista da aceitação desta actividade, em boa hora se decidiu abrir o espírito da coisa aos seus verdadeiros amantes.
A BA5 é, em Portugal, a base mais "spottada". É nela que estão baseados os caças F-16, aqueles que mais adrenalina suscitam, aqueles cujo desafio fotográfico suscita mais apuro dos Spotter's. Cada foto é diferente da anterior, cada posição assumida pelo F-16 é susceptível de ser captada no instante do seu voo.


A 22 de Julho, oficialmente, e também a 26, a BA5 decidiu colocar dentro do seu espaço, muitos dos que tantas vezes, permaneceram do lado de fora, em esperas mais ou menos prolongadas, muitas vezes idos no engano de poucos aviões no ar, na errância do tempo climatérico.
O tributo às horas de dedicação descomprometida foi finalmente prestado sob a forma de um dia a eles dedicado.
Os aviões desfilaram, em terra e no céu, posando para a objectiva dos Spotter's, oferecendo-se ao nervoso das objectivas, dando-se à paixão que se alimentou de fugazes momentos junto às vedações, na ânsia da revelação dos rolos antes, no ecrã dos computadores mais recentemente..
A paixão é a mesma, o motivo o de sempre e, por um dia, os Spotter's tiveram o seu dia, resistindo à chuva e ao vento, ficando e captando as imagens, sempre em busca DA imagem. Aquela que nunca chegarão a tirar...
Só eles sabem porquê!



Fotos: (c) Hélder Afonso (Spotter) e Paulo Mata

1 Comentários:

Anónimo disse...

A foto do Mata está EXCELENTE!!! eh eh eh ...
"5513"

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>