terça-feira, 23 de junho de 2009

AS ASAS DE OURO DA MARINHA



Quem se lembra do filme “Oficial e Cavalheiro” do início dos anos 80, passado numa academia de pilotos da US Navy, talvez se recorde de um canto que entoavam os recrutas, com vista a entranhar o gosto pelo ramo em que se incorporaram, e que dizia qualquer coisa como: “I don’t know but it’s been said Air Force wings are made of lead, I don’t know but I’ve been told, navy’s wings are made of gold” que se pode resumir como “as asas da Força Aérea são de chumbo, as asas da Marinha são de ouro”.


Claro que o canto é altamente tendencioso, por proferido onde foi e por quem foi. Os cantos militares têm como objectivo elevar o moral das tropas e/ou mentalizá-las dentro das doutrinas próprias, criar espírito de grupo.

Há contudo algo de fascinante na aviação naval que não se pode negar e que o orgulho manifestado no canto referido encerra.


A Esquadrilha de Helicópteros da Marinha em Portugal é a ilustre representante desse orgulho e da perícia necessários para ser aviador da Marinha.



0 Voaram em formação:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>