quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

FIAT G-91 - Uma história sem fim (Actualizado)

3 G-91 em voo sobre o Alentejo

Panóplia

Hoje, regresso marcado ao Fiat G-91, completando a série de imagens do número da Air Action dedicado à sua despedida, já iniciada aqui.
Reportando-me à mina infância, quando o convívio com o nome dos aviões tinha alguns contornos Kafkianos, recordo uma interrogação/suspeita que durante alguns anos me acompanhou, até descobrir por meios próprios a veracidade dos factos.
Ora, quando me falavam do "Fiat", para além desta história já aqui contada, achava bastante estranho que "Fiat" fosse nome para um avião. O que eu conhecia da "Fiat"eram os seus carros, talvez com o mítico 127 à cabeça, nunca um avião, ou até comboios, como é o caso do "nosso" Pendular, construído pela "Fiat-Ferroviária" e de um dos seus antecessores, o igualmente histórico "Comboio-Foguete"...
Portanto, o "Fiat", por mil e uma razões, é uma espécie de "case study" da aviação militar em Portugal sobre o qual paira a sensação de que nunca se dirá/escreverá tudo...


Fiat "Tigre" 5454


"Pessoal Navegante" da 301, na altura da retirada do Fiat G-91 do activo

Adenda: Relativamente a esta última foto do "pessoal navegante" da 301 e com especial agradecimento ao Cmte Carlos Schmidt, via MajGen Pilav Vilarinho Alves e Capitães Pedro Cerveira Pinto e José Costa e Maj Pilav João "Jack" Raimundo, aqui vão os nomes, sempre da esquerda para a direita:
1ª fila:
Teixeira, Mimoso, Faustino, Sameiro, Poejo, Lopes da Silva, Barbas Fernandes, Ramalho e Gaspar.
2ª fila:
Rodrigues, Fernandes, Correia, Durão, Marinho Pereira, Machado e Bentes
---
Fotos: Air Action Julho-Agosto 1993 - Amável Vicente

3 Comentários:

Kleber disse...

É uma bela aeronave, tal qual seus sucessores, Alpha Jet e AMX. Se não fossem os franceses, o G-91 teria sido muito mais utilizado. Por aqui, a Fiat lançou o 127 com algumas modificações e batizado de 147.

Jack disse...

O "unknown" chama-se Rodrigues

António Luís disse...

Obrigado, caro "Jack"!
O texto já foi actualizado com a preciosa informação.

Cumprimentos.
A. Luís

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>