quarta-feira, 8 de outubro de 2008

MEIO SÉCULO A VOAR



Com dedicatória especial aos Falcões, coloco hoje aqui uma foto emblemática da Esquadra, por reunir vários elementos da sua história, agora cinquentenária:
Em fundo o F-86F, a primeira aeronave a ser voada pelos Falcões (inicialmente Esq 50) e em primeiro plano o actual sistema de armas operado, o F-16A.
Para quem conhece a base de Monte Real, casa dos Falcões desde 1959, pode ainda identificar o taxiway "alfa 1", por muitos anos a linha da frente da agora Esq 201.
De Esquadra 50 a 51, depois 201, 302 e de novo 201, se fez a designação militar de uma das mais nobres esquadras (e porque não famílias) da Força Aérea Portuguesa.
Nestes 50 anos voaram-se além dos acima retratados, também G-91 e A-7P, assim como os improváveis T-33 ou T-38.
Em combate nos céus da Guiné Bissau nos idos anos 60, ou no Kosovo em conjunturas mais familiares nos dias de hoje, os Falcões foram e são a elite da aviação portuguesa de que todos podemos e devemos orgulhar-nos.
No cumprir deste meio século, aqui ficam uns sinceros parabéns.
--
Adenda: Faço minhas as palavras do Paulo Mata, deixando aqui no "Pássaro de Ferro" o meu reconhecimento pessoal pela causa nobre e suprema dos Falcões, neste meio século de vida!
Guerra ou paz, tantos lhes faz!

Parabéns!
António Luís

0 Voaram em formação:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>