domingo, 30 de março de 2008

CONTACTO F-16

15120 - Agosto de 1994


15102 - Agosto de 1994
Fotos: Paulo Mata


Por estes dias, os F-16 andam na ordem do dia dos aficionados pela causa do ar.
A sua mudança (temporária) para o AM1 - Maceda/Ovar o tem motivado, com visível e particular destaque aqui neste fórum diversos olhares, fotos e emoções.
O F-16 é, sem dúvida, a ponta de lança do entusiasmo aéreo militar em Portugal.
Já cá estão desde Junho de 1994 (há quase 14 anos) e são, desde então, os principais embaixadores da FAP, bem como certamente o principal atractivo para os jovens que ambicionam ingressar na carreira de Piloto Aviador.
O primeiro contacto digamos directo que tive com os nossos F-16, ocorreu em Agosto de 1994, muito pouco tempo depois da sua chegada.
Dou-vos testemunho disso através destas duas fotos, obtidas pelo Paulo Mata, quando em viagem para o Oeste, escalámos Monte Real. São duas fotos com um simbolismo importante. Não só por terem sido as primeiras que fizemos ao F-16, mas denotam também o carácter "furtivo" destas abordagens à vedação da BA5, sempre a acautelar eventuais consequências de estarmos a fotografar em zona indevida. E ainda por cima, o material fotográfico da altura não permitia as veleidades que a fotografia digital actual permite...
Portanto, junto à vedação da antiga Esquadra 304, onde hoje é a Porta d'Armas da BA5, lá estava o 15102 ao alcance de uma "clandestina" fotografia.
Mais longe, dentro de um "hangar", espreitava o 15120.
Foi uma emoção ver estes dois Viper, ainda a cheirar a tinta fresca. E foi tanto mais sintomático pois eles estavam a ocupar um espaço onde sempre nos habituámos a ver os A-7P.
Volvidos estes quase 14 anos, é sempre emocionante ver e ouvir o F-16, agora já com os MLU em acção, mas, repito, com a mesma dose de emoção.
Quase como da primeira vez.

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>