quarta-feira, 26 de março de 2008

As Corridas Aéreas do Touro Vermelho

Meus caros,

Escrevi isto no ano passado, e só agora estou a postar.
Só para terem pena de mim pois sou um tipo muito ocupado...
Ah, e se não se importam, quem tiver uma cópia do meu CD com todas as imagens que fiz no RBAR, p.f. façam uma cópia para mim... não sei o que é feito da minha...
A corrida aérea do touro vermelho

Chegou à Invicta o carrossel alucinante das corridas aéreas do touro vermelho.
A cidade, já de si transformista, transfigurou-se de uma forma anormal, numa azáfama bem diferente das habituais festividades joaninas, que trazem á cidade uma marabunta de gente em busca de folia e cheiro a sardinhas nas mãos, foguetório, farturas, cerveja a rodos, vómito pós-carrosseliano, e um zumbido que nos ecoa até ao dia seguinte resultado de um martelar persistente e assobiado.
Esta marabunta é diferente, vem por outras razões e motivos, vem de mais longe, uns pela curiosidade e pela ignorância, e pelo espectáculo á borla, outros movidos por uma fé inabalável, quais romeiros a pé para Fátima ou a Santiago. Estes últimos tem um único propósito, um único sentido de vida, e um olhar de alucinados, quase esgazeados, com que sondam o céu.
O circo instalou-se no queimódromo, qual circo voador do velho Manfred Von Richtofen, que muda constantemente de lugar, não porque tenha de fugir ás investidas do inimigo, mas porque é mesmo assim, tem de ir de local em local, de país em país, quais saltimbancos, quais missionários a espalhar a fé, a fé no voo dos pássaros de ferro e nos vapores de diesel, e da velocidade alucinante, e milimétrica de precisão e graciosidade, de força bruta e muita ginástica...
Os Ícaros deste circo são verdeiramente os Doze Indomáveis Patifes, de corpos moldados pelo esforço e por um olhar feito de luz, luz feita de experiência e de puro gozo, e pele tisnada pelo sol.
No céu os Ícaros comportam-se como se eles próprios tivessem asas, como se as superfícies de voo e o próprio motor fizessem parte da sua própria estrutura nervo-sensorial, como extremidades que os unem ao resto do corpo através da medula ao grande músculo que é o cérebro.
Quase como se fosse um cyborgue do ar, como se de uma só estrutura homem-máquina se tratasse, ligando o cérebro ao bordo de fuga da asa, ao controlo de potência e ao passo da hélice, ao conjunto das superfícies de voo.
Voa como se sentisse o vento e a variação da pressão do ar passar-lhe pelos rebites da pele metálica como que se tratassem do exterior sensível da sua própria pele. Sente o vento, sente a força, e voa qual contorcionista, até ao limite da sua capacidade física, que é afinal o único impecilho que encontra pela frente, e que o impede de voar mais e melhor.
No fim da sua volta, exausto, ainda arranja forças para dar mais umas quantas voltas, e lá do alto contempla o público que lá no fundo estende os braços e aplaude em apreciação daquilo que este artista do circo acaba de fazer, como quem dá um cubo de açúcar a um cavalo depois de este ter feito mais um truque para a plateia.

Afinal isto é o circo, e o Ícaro-Cyborgue um cavalo de corrida.
Os Dédalos do circo são muitos, fazem muitas e diferentes tarefas, e como é lhe é próprio são a face calada de Ícaro, que se move na sombra, na penumbra, num movimento frenético, técnico e preciso, como exércitos de formigas ou abelhas, que trabalham para a sua rainha.
Por eles podem os Ícaros degladiar-se na arena azul, na arena da precisão, do movimento, da velocidade e do ritmo do cronógrafo.
Não recebem os louros no topo da ribalta, ficam por detrás do cercado que delimita a arena, quase escondidos, mas são eles quem arma as tendas do circo e as mantém de pé, e de novo as desarmam para começar tudo outra vez, bem longe dali.
Mas este Circo do Touro Vermelho arrasta atrás de si uns outros Ícaros e Dédalos, e é vê-los por aí, por toda a parte, nos intervalos do circo, mostrando que afinal os Homens armados com as suas próteses de ferro, imitam muito bem os pássaros.
Deslizam pelo ar, em busca da velocidade e das formas das rigorosas manobras descritas nos livros, que executam numa perfeição inumana, uma após outra, até ao incontabilésimo do grau e ao cagagésimo do segundo. É o fruto do trabalho feito de dedicação e treino por forma a atingir a excelência, a perfeição almejada, não correndo o risco que as asas se lhes desmontem quando sobem ao infinito azul, rumo ao Sol ardente.


Numa das pausas olho ao meu redor.
A arena é delimitada pelo velho burgo, que outrora era só um, mas que parou em uníssono literalmente estarrecido, para ver os artistas deste circo, e esta plateia foi fiel, não arredou pé até ao final para ver o circo.
Para o ano há mais.


Nota do Autor – não que eu me julgue entendido, se calhar nem todos sabem que a lenda grega que fala do voo de Ícaro é na realidade apenas uma parte da lenda de Dédalo. Na verdade Ícaro era um tolo, um palerma alegre, um tal que se deixou levar pela alucinação do voo, e que não quis ouvir seu pai, Dédalo. Teve afinal aquilo que acontece ao longo da História, aos filhos que não querem ouvir os seus pais, e se lançam desenfreadamente para a frente, rumo ao precipício...

Mesmo assim, ouvimos sempre falar dos Ícaros, nunca dos Dédalos...


1 Comentários:

Anónimo disse...

É com uma precisão poética que descreves aquilo que eu, como um apaixonado irredutível pelos pássaros de ferro, senti naqueles dias loucos!
Que circo maravilhosamente insano!

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