sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

SPOTTING DE AGENDA

AL-III

T-33

A-7P
Crédito das Fotos: Jorge "Nuvem Negra 21" Ruivo, Ian Powell e Peter Steehouwer

-
No final da década de oitenta, início dos anos noventa, usava com frequência umas agendas de bolso, onde fazia vários registos, desde despesas que efectuava, o estado do tempo, data de testes de avaliação na escola e (muito importante) registo de passagens/avistamentos de aeronaves da FAP sobre a zona onde vivia, Penacova e Coimbra.
Há poucos dias, recuperei uma dessas agendas e consultei-a. É de 1989 e está cheia de notas sobre a passagem de A-7P sobre Coimbra, onde vivia na altura. Por exemplo, registei que num dia qualquer de Janeiro de 1989, passaram 6 A-7P da parte da manhã rumo a Nordeste, em duas parelhas e dois a solo, e da parte da tarde desse mesmo dia, passaram mais 4 A-7P na mesma direcção, sendo que depois uma parelha foi avistada rumo a Sul, cerca de duas horas depois. Registava o número de aviões, a hora a que passavam e o rumo que voavam. E sempre que conseguia distinguia-os entre A-7P e TA-7P... Grandes tempos, aqueles!
Registava também passagens de AL-III e Puma, sobretudo quando evacuavam feridos para o Hospital da Universidade, ou quaisquer outras aeronaves da FAP. Tenho registos de T-33 (poucos), Fiat G-91(muito raros), C-130, Aviocar e também muito raramente, T-38 e T-37.
Digamos que, mesmo sem saber, estava já a dar os primevos passos no spotting...
-
Dedico este post ao meu amigo Charlie "07" Golf.

1 Comentários:

Anónimo disse...

Obrigado pela dedicatória, caro amigo António Luís. Fiquei comovido com a mesma.

Esperemos que continues esta tua excelente iniciativa. Não posso contribuir com muito, mas é com deleite que leio (e vejo) o que aqui nos vais deixando.

Um abraço amigo,
Carlos "Charlie Golf 07" Gomes

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>