terça-feira, 16 de abril de 2024

F-16 PORTUGUESES INTERCETAM AVIÕES RUSSOS NO BÁLTICO [M2487 – 32/2024]

F-16 da FAP em escolta a um Ilyushin Il-20 de informação, vigilância e reconhecimento da Federação Russa      Foto: FAP

Os F-16 da Força Aérea Portuguesa destacados no Policiamento Aéreo do Báltico da NATO, desde o início do mês, foram ativados ontem 15 de abril de 2024, para realizar o primeiro Alpha Scramble (interceção real).

O alerta foi dado ao início da tarde pelo Centro de Operações Aéreas Combinadas de Uedem, quando duas aeronaves não identificadas se encontravam a sobrevoar águas internacionais em aproximação ao Espaço Aéreo NATO sem plano de voo, segundo informou a Força Aérea, em nota de imprensa.

F-16AM da FAP em escolta a um Ilyushin Il-76MD da Federação Russa     Foto: FAP 

Logo após a ativação, uma parelha de F-16M descolou da Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, onde se encontram baseados. Depois da interceção e identificação das aeronaves, ambas da Federação Russa, estas foram acompanhadas até a região de informação de voo do enclave russo de Kalinigrado, no Báltico.

A FAP tem um destacamento de cerca de 95 militares e quatro caças F-16AM em Siauliai, até ao final de julho, no âmbito das Medidas de Tranquilização Aumentadas da NATO nos aliados do Báltico.


 



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>