quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

DILEMAS EUROPEUS E UMA PANELA DE ARROZ [M2460 – 05/2024]

F-16AM da Força Aérea Portuguesa, aterrando na BA11 - Beja. 
Este ano completam-se 30 anos desde a sua chegada a Portugal. E não está ainda prevista a sua substituição.

A Europa atravessa tempos obscuros cuja análise, numa perspetiva histórica, revela sinais já visualizados em tempos andados e cujo desfecho não se recomenda, ou seja, esteve no epicentro de duas guerras mundiais, com tudo o que de trágico e transformador isso acarretou.
No presente e já com dois anos de rasto, uma guerra surgiu com a “operação especial” russa em território da Ucrânia, demasiado perto para ser considerada longe desta (boa) tranquilidade de décadas a que nos habituámos. Este hábito fez com que o desleixo em matéria de defesa se tenha transformado numa prática mais ou menos caucionada pelos governos, certos de que do lado de lá do atlântico, a mão amiga segura e segurará o guarda-chuva e que a leste, tudo está controlado. Só que as dinâmicas não raras vezes decidem desviar-se da agenda dos desejos e os apertos seguem-se, com variáveis a mais para uma equação de crescente complexidade – China/Taiwan, Irão, a situação em Israel/Gaza, a tensão no Mar Vermelho e o eterno jogo do gato e do rato das Coreias…
Com os fantasmas a decidirem largar das masmorras, com a União Europeia a ser pouco unida, com preocupantes excessos em matéria de politicamente correto, sobranceria cultural e falta de visão e atuação  de conjunto, tudo temperado com fluxos permanentes de imigração e respetivas tensões vemo-nos, resumidamente, cara a cara com tempos perigosos em que assobiar para o lado é a pior das receitas, por mais que acomode os espíritos.
Agora que o rabo europeu aperta, já se fala em preparos de guerra, que é preciso armar, que a Europa tem de olhar por si e para si, já que a mão que segura o tal guarda-chuva poderá deixar de o fazer, sobretudo se na Casa Branca, o inquilino mudar de natureza, de penteado e de cor de cabelo.

F-35A dos Países Baixos, em voo no "StarWars Canyon". Estas aeronaves estão já a substituir a frota F-16 neerlandesa.

E as notícias sobre as trombetas preparatórias vão aparecendo. A República Checa, agora Chéquia, anuncia a compra de 24 caças F-35; a Croácia recebe caças Rafale; a Bulgária F-16 de última geração (V); Polónia e Grécia preparam-se também para operar o F-35; os alemães falam em aumentar a produção de armamento – drones, munições, etc. – e no geral o despertar de uma nova perspetiva parece assentar praça e as pressões para cumprir e até aumentar os orçamentos de defesa já se fazem ouvir e a impor a sua incontornável necessidade.
Em Portugal, para não variar, é matéria desinteressante, evidentemente porque o atual período de excitação eleitoral tende a desvirtuar o que já de si é tradicionalmente desvirtuado e porque, arrumadinhos aqui no canto sudoeste da Europa, achamos que tudo é longe e, portanto, nada connosco.
A frota F-16 nacional cumpre por estes dias 30 anos de serviços e por uma vez apenas se falou, com moderada convicção e sem o perigo das datas, na sua (desejada) substituição pelo F-35; não se acautela o mínimo de cuidados na nossa defesa imediata; não se trata do problema da proverbial sangria de pilotos e mais recentemente da debandada do pessoal de manutenção; da operacionalidade dos meios navais de defesa avançada; não se repensa o regresso do SMO para contornar a redução constante de efetivos disponíveis, etc. …
Parecemos esquecer que a dimensão nacional não se esgota no retângulo continental e que, dependendo da perspetiva, da mesma forma que estamos no canto sudoeste da Europa, longe dos epicentros, não deixamos, por outro lado, de ser a porta de entrada sudoeste dessa mesma Europa e, não de forma despicienda, temos uma proximidade incontornável com África e com o estratégico estreito de Gibraltar.
Se os contextos históricos, estratégicos e políticos mudam, as ações antes adormecidas têm de mudar também. 
E não se cozinha uma panela de arroz dois minutos antes de ela ter de ser servida.


Nota: Este texto e a opinião nele expressa vinculam, apenas, o seu autor.

4 Comentários:

Anónimo disse...

Uma preocupação crescente que partilho e subscrevo, oposta ao assobiar para o lado da deprimente e degradante classe política que temos colocado no poder, que não percebe de assunto nenhum, e quando se alvitra saber ... cheira um bocadinho mal...
Assinado: Rui Ferreira (5513)

Mig disse...

Tenho alguma dificuldade em perceber como se vai produzir o equipamento necessário no Ocidente.
Talvez em plástico...

https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_steel_producers

Amavel Dias Vicente disse...

Muito bem concordo a 200%.
Abraço Amavel Dias Vicente As TIBER33

Anónimo disse...

Se a preocupação é a guerra generalizada, ela não vai acontecer. Não é o equipamento que se está a adquirir ou em vias de o ser por outros países que vai fazer qualquer diferença para uma guerra, a não ser que o inimigo esteja bem pior que o lado opositor. Não é necessário uma tese de doutoramento para se chegar a esta ou outra qualquer conclusão. É só comparar o antes e o depois com data zero em 1991. Há, pelo menos, uma excepção à regra, o caso da Polónia, que investiu pesadamente em equipamento militar. Certamente que terá a ver com razões históricas e espero que não advenha nenhuma surpresa daí, porque senão acontecerá o que se está a passar na Ucrânia.

Portugal não deve adquirir em função ao que se passa, mas sim ligado ao contexto de paz mundial existente, apesar das guerras ainda persistentes e algumas delas necessárias. Sendo assim, nada mais que o necessário. Porém, não descarto confrontos futuros, caso o nível de loucura do inimigo exija da nossa parte uma guerra aberta. Obviamente que isso deverá ser levado em conta.





ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>