domingo, 16 de abril de 2023

Livro "AVIAÇÃO NAVAL - Asas da Marinha" - Campanha de CROWDFUNDING [M2399 - 31/2023]

Capa do livro "Aviação Naval" a imprimir através de campanha de crowdfunding

"AVIAÇÃO NAVAL – Asas da Marinha" é a mais detalhada obra até hoje a ser publicada sobre as aeronaves que voaram na Marinha Portuguesa entre 1917 e 1952. Cada capítulo descreve como a Aeronáutica Naval utilizava uma determinada aeronave, a sua atividade operacional, processo de aquisição e episódios notáveis. São igualmente descritos os feitos e marcos históricos, como a ação na Grande Guerra, a Travessia Aérea do Atlântico Sul ou as buscas aos náufragos na 2ª Guerra Mundial.

Este trabalho resulta de uma longa e minuciosa investigação, que traz ao conhecimento do leitor novos factos e informações até agora desconhecidos pela maioria dos entusiastas e investigadores. A obra está profusamente ilustrada com cerca de 500 fotografias selecionadas nos arquivos da Marinha, da Força Aérea e em álbuns de antigos aviadores navais, na sua maioria aqui publicada pela primeira vez. Cada aeronave conta igualmente com diversos perfis coloridos e ilustrações digitais artísticas que mostram com rigor os esquemas de pintura e insígnias utilizadas.

Acima de tudo, este livro relata a história da Aviação Naval através das suas aeronaves e dos marinheiros que nelas voaram.


Campanha de Crowdfunding

Está a decorrer uma campanha de crowdfunding para assegurar a impressão da obra. Os interessados em participar deverão aceder através da ligação seguinte, onde encontrarão as diversas modalidades de apoio disponíveis, bem com as informações necessárias para o pagamento: 

https://ppl.pt/Asas?fbclid=IwAR2pUL57cpdXVNHUHVkRCXRpMpYz7or-Lms_lsnPlUh5L_MDIvYNC2ac59w


Páginas do livro "Aviação Naval - Asas da Marinha

Nota do Autor

Como aviador naval e interessado desde adolescente em História Militar, seria inevitável não ler o livro "Quando a Marinha tinha Asas" de Viriato Tadeu. Foi uma obra que me inspirou e que continua a ser aquela que melhor descreve a história da Aviação Naval, o seu processo de formação, os feitos que se foram alcançando durante a sua existência e a ação dos homens que a lideraram. Contudo, na altura era ainda piloto da “linha da frente” e o livro não satisfazia aquela curiosidade de conhecer os aspetos mais operacionais e rotineiros destes meus antecessores. Como era o seu dia-a-dia? Como era voar aquelas máquinas? Como é que as aeronaves eram empregues operacionalmente? Tudo isto me despertou o desejo de produzir um livro diferente, um livro sobre as aeronaves e os homens da Aviação Naval.

Aviadores navais junto a um Avro 626 em S. Jacinto
Nos seus 35 anos de existência, a Aeronáutica Naval utilizou 251 aeronaves de 30 tipos diferentes, desde frágeis hidroaviões de coque em contraplacado e asas em tela até aos robustos monoplanos bimotores de rodas de construção metálica. Cada uma destas máquinas tem uma história própria, que não é mais do que a história dos feitos, frustrações, sacrifícios e dedicação dos homens que nelas voaram ou trabalharam. Não quis assim produzir um livro carregado de detalhes técnicos facilmente disponíveis na internet, tentei antes descrever numa forma clara e concisa como, quando e onde estes aviões foram utilizados pela aviação da Marinha, a sua atividade operacional, processo de aquisição, episódios notáveis aventuras e desventuras. E como uma imagem vale mil palavras, optei também por utilizar na máxima extensão possível ilustrações e fotografias, privilegiando as menos conhecidas que ainda não tinham sido publicadas, fossem elas dos arquivos históricos ou álbuns de antigos marinheiros e aviadores navais.

Hanriot H-41
Vejo assim este livro como um complemento ao "Quando a Marinha tinha Asas", um livro que conta a história da Aviação Naval através das suas aeronaves, assim como uma sincera homenagem e contributo para manter viva a memória destes marinheiros aviadores.


Hugo Cabral (Autor)

Nasceu em Setúbal, em 1972. Ingressou na Escola Naval em 1990, concluindo em 1995 o curso de Marinha. Iniciou a especialização em piloto de helicópteros na Força Aérea Portuguesa em 1998, tendo permanecido na Esquadra 751 até 2001. Em 2002 concluiu a sua qualificação em Lynx e efetuou numerosos embarques como piloto naval em todas as fragatas da Marinha. É o atual comandante da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha.

Na última década tem vindo a dedicar-se a investigar a história da Aviação Naval e tem vários artigos publicados sobre o tema em revistas nacionais e internacionais. Concluiu em 2020 o mestrado em História Marítima com a dissertação Aviação Naval (1912-1924): das origens à perda de Sacadura Cabral.

Paulo Alegria (Ilustrador)

Nasceu em Lisboa, na freguesia dos Anjos em 1964 e, desde cedo começou a mostrar a sua vocação para o desenho o que o levou a frequentar a Escola de Artes Decorativas António Arroio. Após vários anos a trabalhar fora da sua área de eleição, fixou-se por fim como desenhador em 1992. 

Com surgimento dos computadores pessoais, a paixão pelo desenho de carros e aviões voltou a surgir e, nos últimos 10/15 anos começou a colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos, tendo colaborado com desenhos técnicos na execução de alguns pormenores em réplicas de aeronaves, lustrações em vários artigos, livros e edições filatélicas.


Índice do livro

Formação da Aviação Naval

F.B.A. Gnôme 100cv (Type B)

Donnet-Denhaut 160cv Lorraine / 200cv Hispano-Suiza

Tellier 200cv Hispano-Suiza

Georges Lévy 280cv Renault

Curtiss HS-2L

A Era Dourada da Aviação

Felixstowe F.3

Fairey IIID Mk.II “Transatlantic Load Carrier”

Travessia Aérea do Atlântico Sul

Fairey III D

Fokker TIIIW

Avro 504-K

Hanriot H-41

CAMS 37A

Macchi M.18

DH 60G Gipsy Moth

Junkers K43 fy

Consolidated Fleet 10/16

Hawker Osprey Mk III

Blackburn Shark IIa

Monospar ST12

Avro 626

Portugal na 2ª Guerra Mundial

Grumman G-21B Goose

Short Sunderland Mk I

Grumman G44 Widgeon

Bristol Blenheim Mk IVF / Mk V

Airspeed Oxford Mk I

DH 82A Tiger Moth

Miles Martinet T.T. Mk I

Bristol Beaufighter TF Mk X

Beechcraft AT-11 Kansan; D18S

Curtiss Helldiver SB2C5

North-American SNJ-4

Extinção e Legado

APÊNDICE 1 – Centros de Aviação Naval

APÊNDICE 3 - Numeração e Insígnias

APÊNDICE 4 – Inventário de aeronaves

APÊNDICE 5 - Características técnicas das aeronaves da Aviação Naval

APÊNDICE 6 - Organização

APÊNDICE 7 - Uniformes e distintivos


Algumas fotos e ilustrações que farão parte do livro "AVIAÇÃO NAVAL - Asas da Marinha"


Felixstowe F.3

CAMS 37A

Bristol Beaufighter TF Mk X

Hawker Osprey Mk III

Junkers K43 fy



5 Comentários:

Anónimo disse...

Estou ansioso de ter esta peça nas mãos!!!!
5513

Carlos Dionísio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Dionísio disse...

Com muito gosto colaborei (crowdfunding) nesta fantástica iniciativa e aguardo (ansiosamente, devo confessar!) a respectiva publicação.
Parabéns ao "Pássaro de Ferro", pela divulgação, e aos autores pela ideia e... pela autoria! Votos de bom trabalho e que a obra resulte como todos pretendemos.

Pedro António Faria disse...

Qual o custo do livro?

Paulo Mata disse...

Na ligação para a campanha de crowdfunding estão todas as informações para a compra, incluindo o preço:
https://ppl.pt/Asas

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>