sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

FALCON 900 COM CALLSIGN DA ESQUADRA 504 DA FAP - atualizado 25/02/2023 [M2380 - 12/2023]

Falcon 900B matrícula CS-DTP no Porto Santo em 2016 fotografado por Paulo Brito

O Falcon 900 de matrícula CS-DTP, da empresa de aviação Omni, que esteve envolvido no famoso caso de tráfico de droga a partir do Brasil em Fevereiro de 2021, foi captado ontem, 23 de Fevereiro de 2023, no radar virtual ADSB Exchange, a realizar o trajecto de Tires, onde se encontrava, para o aeroporto de Lisboa.


Esta aeronave encontrava-se hipotecada à entidade pública Parvalorem, como garantia de uma dívida de 17M EUR ao extinto BPN. O Correio da Manhã viria a noticiar posteriormente o interesse do Estado em tomar posse deste  mesmo Falcon 900, alegadamente para juntar à frota de Falcon 50 da Esquadra 504 da Força Aérea Portuguesa, utilizada no transporte de VIPs, evacuações médicas urgentes e transporte de órgãos.

A Esquadra 504, apesar de oficialmente sediada na Base Aérea nº 6 no Montijo, opera as suas aeronaves a partir do Aeródromo de Trânsito nº 1 em Figo Maduro (junto ao aeroporto de Lisboa), para onde se dirigiu ontem o Falcon 900 da Omni. Embora apresentando ainda a matrícula civil CS-DTP no radar ADSB, o pormenor que leva a crer que o processo de transferência para a FAP esteja em curso, é o callsign "LINCE01", típico da Esquadra 504 "Linces".

Emblema da Esquadra 504 - Linces

Actualização 25/02/2023

Ainda antes do final do dia de ontem, o Ministério da Defesa confirmou o negócio do Falcon 900, no valor de 4,8M EUR. Este valor é decorrente de avaliação por avaliador independente e será abatido à dívida da Omni à Parvalorem. De igual modo a Força Aérea inspecionou e testou previamente o aparelho, que irá agora juntar-se à frota Falcon 50, tal como o Pássaro de Ferro havia referido.



3 Comentários:

Corsário de Segunda disse...

Fonte não oficial refere que irá receber a matrícula 27404 (?)...

Anónimo disse...

Já recebeu essa mesmo...

Anónimo disse...

Boa tarde
De facto deveria se ter a mesma opcao em algum aviao da TAP, exemplo A330,que muito jeito daria para transporte de mercadorias,transporte das nossas tropas, evacuacao medica de maior numero de capacidade a nivel de doentes,e ate mesmo transformar o mesmo em aviao reabastecedor aereo...ja que o KC 390 nao ira reabastecer nossos F 16....mas uma mais valia para a FAP que adquir um aviao mais moderno e com outros argumentos,que o nosso falcon 50 e algo limitado....

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>