sábado, 24 de setembro de 2022

18 DE SETEMBRO, DIA DA BASE AÉREA Nº5 ABERTA - [M2345 - 60/2022]

No passado domingo, dia 18 de setembro, a Base Aérea nº 5, em Monte Real, abriu as suas portas ao público, ainda no âmbito das comemorações dos 70 anos da Força Aérea Portuguesa.

Segundo fontes da Força Aérea, terão estrado presentes no evento cerca de vinte e sete mil pessoas que, a partir das 10h da manhã e até às 17h, ocuparam as áreas disponíveis para, como já começa a ser tradição, passarem o dia junto das aeronaves que habitualmente evoluem naquela unidade - os caças F-16 - e, também, dos aparelhos que fazem parte da história da BA5 - F-86, Fiat G91, T-33, T-38 e A-7P - e também dos convidados; F-16M dos Países Baixos e Dinamarca e aeronaves históricas do Museu Aerofénix - T-6 e Chipmunk - bem como o Piper Super Cub do vizinho Aero Clube de Leiria.








Mas o convidado principal foi, sem duvida, o F-16 Solo Display RDAF - (Dinamarca), pintado com uma vistosa pintura, comemorativa dos 800 anos da bandeira daquela nação escandinava que executou uma vigorosa e sempre ruidosa demonstração de performance.


Do dia, destacam-se, igualmente, a apresentação da recuperação do F-86F com o número de cauda 5361, nas cores dos aparelhos voados pela Esquadra 52, "Galos", que operou a partir da BA5 entre 1959 e 1961. Já perto do final do evento, a apresentação em voo e depois no solo, do F-16M 15101 com o estabilizador vertical decorado com as marcas comemorativas das 100 mil horas de voo da frota F-16 em Portugal, ostentado em cada lado dessa estrutura, a simbologia das duas esquadras que operam o sistema de armas F-16 na FAP, a Esquadra 201- Falcões e a Esquadra 301 - Jaguares.


Realizou-se, também um "Spotters Day", que permitiu que, por inscrição, um conjunto de entusiastas tivesse acesso mais próximo às operações aéreas do dia.



Para além de tudo isto, as quase três dezenas de milhar de visitantes, puderam ver de perto aspetos da manutenção dos caças, logística da Base - Bombeiros, Cinotécnica, Simuladores - e como também é habitual no aniversário da Força Aérea, "batismos de voo", no caso, em aeronave C-130.

Texto e edição: Pássaro de Ferro
Fotografia: Rui Ferreira

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>