terça-feira, 16 de março de 2021

LOBOS NO EXERCÍCIO OBANGAME EXPRESS [M2235 - 23/2021]

P-3C CUP+ da Esquadra 601 - Lobos

Poucos dias depois de ter estabelecido um novo recorde de horas de voo consecutivas num dos seus P-3, a Esquadra 601 irá participar novamente no exercício internacional Obangame Express.

Juntamente com os navios patrulha “Setúbal” e “Zaire”, da Marinha Portuguesa, os - "Lobos" da Força Aérea Portuguesa (FAP) participam com um P-3C CUP+, no maior exercício militar aeronaval internacional no Golfo da Guiné, entre 17 e 26 de março.

O navio patrulha oceânico “Setúbal”, atualmente em missão em Cabo Verde, com 58 militares embarcados, participa no exercício no período de 17 a 21 de março, enquanto o navio patrulha “Zaire” em missão em São Tomé e Príncipe e operado por uma guarnição mista -composta por militares portugueses e santomenses - participará entre os dias 20 e 25 de março. Já o destacamento da Esquadra 601 da FAP, de 36 militares, irá participar de 18 a 26 de março, a partir de São Tomé e Príncipe.

Este exercício tem como principal objetivo promover a segurança global na região, através da cooperação entre todas as forças e unidades dos países participantes e a partilha de informação no domínio marítimo entre os diversos centros de operações marítimas no Golfo da Guiné, destacando-se a participação de meios de 21 países africanos (Angola, Benin, Camarões, Cabo Verde, Congo, Costa do Marfim, Gabão, Gana, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Libéria, Marrocos, Namíbia, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe e Togo). ​

A capacitação dos países do Golfo da Guiné, em concreto na área da segurança marítima e do combate às atividades ilícitas no mar, onde se destaca o combate contra a pirataria, o narcotráfico e a delapidação abusiva dos recursos marinhos, são outros dos grandes objetivos deste exercício militar conduzido pelo Comando Africano dos Estados Unidos (United States Africa Command - U.S. AFRICOM).​


Fonte: EMGFA com adaptação do Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>