sábado, 13 de fevereiro de 2021

KC-390 MILLENNIUM EM TESTES DE FRIO EXTREMO [M2222 - 10/2021]

A equipa de testes do KC-390 Millennium no Alasca, EUA         Foto: FAB

Segundo comunicado de imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB) do dia de ontem, aquela entidade e a Embraer iniciaram, no dia 8 de fevereiro, os ensaios de frio extremo, "Cold Soak", da aeronave KC-390 Millennium nos Estados Unidos (EUA). A missão tem como foco verificar a integração de todos os subsistemas e a robustez do novo cargueiro da FAB e futuro da Força Aérea Portuguesa e Hungria, em ambiente hostil, com condições de temperatura extremamente baixas.

A atividade é gerida pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e conta com representantes do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), engenheiros de ensaio do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) e integrantes da Embraer. Já a operação da aeronave teve o apoio de tripulação do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus.

Além da qualificação ambiental enquanto objetivo, os testes Cold Soak têm por objetivo investigar, dentro dos requisitos dos sistemas, o efeito da exposição da aeronave a temperaturas extremamente baixas, por um intervalo de tempo considerável no solo, situação na qual a falha de sistemas pode levar a eventos de Dificuldades em Serviço, nas quais a aeronave fique sem condições de operação.

Foto: FAB

O início da atividade deu-se com a chegada do KC-390 à cidade de Jacksonville (Flórida), no dia 8 de fevereiro de 2021, onde a equipa especializada da Embraer e da FAB, entre engenheiros, técnicos e tripulantes se reuniram. No mesmo dia, a aeronave descolou para Moses Lake (Washington) para realizar o primeiro trajeto do voo de ligação para Fairbanks (Alasca). De notar que esta etapa teve a duração de 6h28min, o que representa o maior tempo de voo operacional do KC-390, em percurso único, já realizado até ao momento e comprova a autonomia e o alcance da aeronave, fatores essenciais para o cumprimento da missão de transporte aéreo logístico.

Já em Fairbanks, a aeronave foi exposta, por um longo período, a um ambiente meteorológico favorável aos testes, atingindo um pico de -37,8°C com sensação térmica de - 47,8°C. Após o tempo de exposição definido, foram conduzidos testes operacionais da aeronave para verificar a correta funcionalidade de diversos sistemas, tais como: aviónicos, elétrico, hidráulico, controlos de voo, combustível, motores, Auxiliary Power Unit (APU) e radar.

Radar do KC-390           Foto: FAB

O Tenente-Coronel Piloto Aviador Carlos Vagner Ottone Veiga, do Esquadrão Zeus, está na missão e destacou a importância dos testes. “Os resultados dos testes serão importantes para seguir com a certificação da aeronave nesta condição, um grande passo para que as missões do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) com o KC-390 possam ocorrer em um futuro próximo. Cabe ressaltar que o Esquadrão alcançou a marca de voo mais longo com essa aeronave, no trecho entre Jacksonville e Moses Lake, evidenciando a enorme capacidade desse vetor”, explicou.

Para o Tenente-Coronel Engenheiro Emerson Gonçalves de Souza, da COPAC, que também faz parte da equipa, o ensaio Cold Soak é mais um passo na certificação da aeronave. "A realização do ensaio representa um marco importante no processo de desenvolvimento e certificação militar da aeronave KC-390, que visa garantir que esse importante vetor da Força Aérea estará apto a operar eficientemente em condições de baixa temperatura, atendendo aos requisitos estabelecidos pela Força Aérea para seu emprego”, disse.

Foto: FAB

Devido à exposição ao extremo frio, as verificações ocorreram de forma cadenciada e minuciosa, a fim de garantir a segurança da equipa de testes e a qualidade dos resultados obtidos. A longa jornada de testes permitiu a coleta de dados diversos que serão utilizados para comprovar a robustez da aeronave, bem como para a afinação e maturação dos sistemas avaliados.

Foi uma grande alegria para o time de engenheiros e mecânicos da Embraer observar o resultado de anos de desenvolvimento. A aeronave operou muito bem e, com o resultado do ensaio, poderemos aumentar a segurança e a eficiência quando o KC-390 operar em baixas temperaturas”, comentou o engenheiro da Embraer Guilherme Moreschi Valente dos Santos.

O sucesso da missão foi um passo fundamental para prosseguir na certificação do modelo KC-390 Millennium, garantindo a integração dos sistemas, a robustez e a segurança dentro dos limites operacionais. 

Percurso do KC-390 para os testes no Alasca



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>