sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

EXÉRCITO TREINA COM MERLIN DA FAP PARA A RCA [M2225 - 13/2021]

Treino da 9ªFND com EH101 Merlin da FAP em Alcochete

O Exército português divulgou hoje, nas redes sociais, imagens dos treinos da 9.ª Força Nacional Destacada em aprontamento para a República Centro-Africana,  realizados treino no Campo de Tiro de Alcochete, com a integração de uma aeronave EH101 Merlin da Esquadra 751 da Força Aérea Portuguesa (FAP).


Segundo a mesma publicação, os treinos tiveram  o objetivo de consolidar a proficiência no âmbito das Táticas, Técnicas e Procedimentos, desta Força, com base no 1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista, integrando as valências do Modulo PANDUR e da Equipa "Tactical Air Control Party" da Força Aérea, Entre outras, foram treinadas as seguintes tarefas: 

- Progredir no terreno com viaturas nas diversas probabilidades de contacto; 

- Reagir ao fogo Inimigo e apoiar pelo fogo uma ação de assalto utilizando viaturas; 

- Reação a emboscada próxima e afastada com viaturas;

- Reagir a um ataque complexo; 

- Segurar e sinalizar uma Zona de Aterragem; 

- Identificar os cuidados táticos para evacuação de uma vitima de combate; 

- Efetuar um Pedido de Evacuação Médica.


Lembramos que já em Janeiro tinham sido realizados treinos conjuntos do Exército com a FAP, na altura com recurso à utilização do AW119 da Esquadra 552, no âmbito do aprontamento da 9ª FND. Tal como então referido, estes helicópteros não poderão acompanhar o destacamento na RCA, dado que não possuem certificação militar, para poderem ser utilizados no campo de batalha.

Apesar de desta vez ter sido utilizado o EH101 como plataforma aérea de apoio no treino, este modelo não foi até ao momento considerado para utilização na RCA pelas Forças Armadas Portuguesas, apesar da FAP possuir quatro células na variante táctica EH101-516, tendo recorrido sempre ao apoio de aeronaves de asas rotativas de países terceiros.

O concurso para a aquisição de "helicópteros de evacuação" com capacidade táctica, previstos na última Lei de Programação Militar, parece igualmente estar parado.



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>