sexta-feira, 4 de setembro de 2020

F-16 PORTUGUESES DESTACADOS NA POLÓNIA [M2173 – 91/2020]

Os quatro F-16AM do destacamento português a chegada a Malbork, Polónia       Foto: FAP

Tal como o Pássaro de Ferro informou no início do ano, um destacamento de F-16 estava previsto para a Polónia, ao abrigo das medidas de tranquilização no flanco leste da Aliança (“NATO Assurance Measures 2020”)
Com efeito, quatro aeronaves F-16AM chegaram hoje (4 de Setembro de 2020) à Polónia, completando, com os 70 militares da Força Aérea Portuguesa já no teatro de operações, a Força que irá integrar, durante os próximos dois meses, a missão da NATO.


O contingente português na chegada a Malbork no C-130 da Esquadra 501     Foto: FAP

Os 70 militares, das Esquadras 201  "Falcões" e 301 "Jaguares" da Base Aérea n.º 5 - Monte Real, foram transportados para a Base Aérea de Malbork, no início do mês, através de uma aeronave C-130, da Força Aérea Portuguesa.

VÍDEO: MiG-29 de Malbork escoltam chegada do C-130 com militares portugueses


O dia começou cedo em Monte Real para realizar o voo ferry até Malbork     Foto: FAP

VÍDEO: partida dos F-16 de Monte Real

Os F-16 realizaram uma escala na base belga de Florennes, tendo retomado depois a segunda parte da rota que os havia de levar até Malbork, no norte da Polónia.

No radar virtual ADS-B Exchange foi possível acompanhar a rota de três dos F-16 do destacamento (n/c 15106, 15110 e 15136)          Imagem: ADS-B Exchange

A chegada a Malbork       Imagem: ADS-B Exchange

Esta missão tem como objetivo reforçar o empenhamento no flanco leste da Aliança, através da participação em treinos e exercícios combinados com Forças Aliadas. Pretende-se assim reafirmar o compromisso de defesa coletiva, exercitar a interoperabilidade e dissuadir possíveis ameaças.

O contingente nacional está preparado para efetuar diversas tipologias de missão, com particular relevo para as missões Ar-Ar e Ar-Solo, o que constitui um contributo valioso para o treino das forças e países parceiros da NATO nesta região estratégica.

Este destacamento terá a duração aproximada de dois meses e o comando tático será assegurado pelo Centro de Operações Aéreas Combinadas da NATO, situado em Uedem, na Alemanha. ​




0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>