sábado, 18 de julho de 2020

P-3 EM ACÇÃO NOS ÚLTIMOS DIAS [M2163 – 81/2020]

P-3C CUP+ Orion da Esquadra 601 da FAP

Os P-3C CUP+ Orion da Esquadra 601-Lobos, da Força Aérea Portuguesa, têm estado especialmente activos nos últimos dias em duas frentes.

Incluído na participação na Operação Sea Guardian assumida pelo Estado Português, um P-3C CUP+ foi empenhado no dia 16 de Julho, em mais uma missão em que foi patrulhada uma área com cerca de 410.000 Km2, num total de nove horas de voo. Foram realizados de mais de 4000 contactos, tendo sido identificadas três embarcações, possivelmente associadas a actividades ilícitas. As informações recolhidas foram comunicadas às agências de reporte pertencentes à NATO.


Imagens de embarcações suspeitas captadas a partir do P-3C da Esq.601      Fotos: Esq 601 via EMGFA

Esta operação conta com a participação de meios aéreos e de superfície da NATO, com a finalidade de patrulhar e de monitorizar o Mar Mediterrâneo. Destina-se a dissuadir, defender e proteger os Estados aliados contra ataques terroristas, monitorização de situações de narcotráfico, de imigração ilegal e de poluição marítima, de modo a promover a estabilidade e a segurança em todo o Mar Mediterrâneo.

Já a nível nacional, e respondendo a um apelo da Guarda Nacional Republicana ao Estado-Maior-General das Forças Armadas, os "Lobos" estarão a colaborar na vigilância e prevenção de incêndios florestais, também com uma aeronave P-3C CUP+, com uma tripulação de 13 militares, durante a fase crítica de risco de incêndio, até domingo 19 de Julho.

Os Orion que equipam a Esquadra 601, apesar de serem aeronaves essencialmente de patrulhamento marítimo, possuem sensores de elevada capacidade, que podem ser empregues com grande utilidade na detecção e seguimento de incêndios florestais.


Imagens captadas com o sensor eletro-óptico do P-3C CUP+ da Esq. 601       Fotos: Esquadra 601 via MDN


As acções irão decorrer nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, com especial incidência nos locais sinalizados como de risco muito elevado de incêndio.

A célula 14810 é a que tem estado em actividade, podendo ser observada através do software de radar virtual, tendo sido aliás partilhada essa informação na rede social twitter, por alguns utilizadores:





0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>