sábado, 25 de abril de 2020

O MiG Galego [M2126 - 44/2020]



Desatento com sou, nunca pensei encontrar aqui perto de casa, numa quase anónima localidade galega, um Mikoyan-Gurevich MiG-17 “Fresco” – foi este um dos aparelhos que fui “caçar” em Novembro último.


Na outra margem do rio Minho em relação Monção, fica Salvaterra do Miño, onde está localizada a SEGANOSA, uma empresa de formação e qualificação em emergências, nomeadamente bombeiros de aeroporto, bombeiros municipais, e para áreas tão diversas como indústrias petroquímicas, parques eólicos, no mar, incêndios florestais, etc.
Nas suas instalações são usados diversos equipamentos onde são recriados cenários tendo em vista o treino, nomeadamente alguns aparelhos (mock ups), como por exemplo para o treino de combate a incêndios em aeronaves.


Exemplo de mockup de treino de fogo real.


Curiosamente, e totalmente fora de propósito, pois tem em vista apenas fins decorativos, se assim se pode dizer, encontramos por lá um MIkoyan-Gurevich MiG-17, ex Força Aérea da Bulgária. Ao que julgo saber, está aqui pelo menos desde meados dos anos 90 do Século passado, pois aparentemente os donos da empresa achavam uma certa graça ao aparelho… dizem. O que é certo é que a empresa já não tem os mesmos donos, mas o aparelho ainda por lá permanece, como uma espécie de ex-libris.

Ainda que o aparelho esteja identificado, os autores do European Military Out Of Service, referem não se ter uma certeza absoluta sobre a sua identidade, admitindo-se portando que seja um MiG-17, número 31 da Força Aérea da Bulgária, c/n 1194 ["triangle number 21/7207"], aqui anotado pela primeira vez em Junho de 1998. O aparelho encontra-se pintado com símbolos soviéticos.

Rui “A-7” Ferreira
Entusiasta de Aviação

Agradecimentos: ao Andy Marden (EMOOS) pela clarificação da numeralogia.









0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>