sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

KC-390 COMPLETA EXIGENTES TESTES DE LARGADA DE CARGA EM VOO [M2082 – 69/2019]

Embraer KC-390 Millennium durante a fase de testes de largada de carga em voo        Foto: Embraer


A aeronave de transporte multimissão de nova geração KC-390 Millennium concluiu com sucesso a campanha de testes de lançamento de cargas por gravidade e de cargas pesadas por extracção com emprego dos métodos CDS (do inglês Container Delivery System) e LVAD (Low Velocity Air Drop), respectivamente.

O KC-390 Millennium possui um sistema de manuseamento e lançamento de carga em voo no compartimento de carga totalmente automatizado, em que um único loadmaster pode executar todas as actividades, reduzindo a carga de trabalho e aumentando a consciência situacional. Para os pilotos, um sistema chamado CCDP (Continuously Computed Drop Point) calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento de carga para melhor precisão no cumprimento da missão. Ambos os sistemas foram desenvolvidos pela Embraer.

Os testes, conduzidos pela Embraer em cooperação com a Força Aérea Brasileira e o Exército Brasileiro, foram realizados nas instalações do Exército dos Estados Unidos, em Yuma Proving Ground, no Arizona (EUA). As principais realizações da campanha de testes foram o lançamento em voo de uma plataforma com peso máximo de 19 toneladas (42.000 libras), bem como o lançamento sequencial em voo de duas plataformas com peso total de 24 toneladas. Com base nesses resultados, o KC-390 Millennium torna-se o único avião de transporte de médio porte, capaz de realizar tal operação.

Durante a campanha de lançamento de cargas em voo em 2019, o KC-390 Millennium lançou diversos contentores por gravidade, com um máximo de até 24 numa única passagem, assim como diversas plataformas Tipo V, utilizando para-quedas de extracção, totalizando 330 toneladas de cargas lançadas.

Destaques adicionais da campanha de testes:

- Lançamento aéreo sequencial por extracção com até quatro plataformas numa única passagem;
- Lançamento por extracção utilizando dois para-quedas de extracção de 28 pés (8,5 metros) de diâmetro com o piloto automático acoplado;
- Sistema CCDP (Continuously Computed Drop Point) testado com sucesso para lançamentos por gravidade e extracção em voo, demonstrando excelente precisão.

O comportamento da aeronave foi excelente em todas as condições de lançamento em voo, com os comandos de voo fly-by-wire extremamente eficazes no controlo das mudanças de atitude de inclinação da aeronave, durante e após cada largada de carga. As situações mais exigentes de lançamento foram realizadas sem intervenção do piloto (sidesticks fly-by-wire na posição neutra). Os comentários extremamente positivos dos pilotos da Embraer e da Força Aérea Brasileira confirmam o desempenho superior desta aeronave, durante as operações de lançamento de cargas em voo.

Portugal assinou contrato para a aquisição de cinco KC-390 Millennium, a receber entre 2023 e 2027.


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>