domingo, 10 de junho de 2018

FAB INTERCEPTA AVIÃO COM 300KG DE DROGA (M1974 - 34/2018)

Embraer A-29 Super Tucano da FAB


A Força Aérea Brasileira (FAB) informou ter interceptado na manhã de ontem, 9 de Junho de 2018, um avião que transportava aproximadamente 300Kg de pasta base de cocaína.

Embraer E-99 de Radar, Comando e Controlo da FAB

A aeronave monomotor ligeira, um Cessna 182 de matrícula PT-IDV, provinha da Bolívia e não respondeu às interrogações rádio, tendo sido classificada como suspeita. Dois A-29 Super Tucano e um E-99 de controlo aéreo foram designados para monitorizar e interceptar o avião, que seria mais tarde forçado a aterrar em Serra de Tapirapuã, estado de Mato Grosso.

A aeronave interceptada após a aterragem forçada em Serra de Tapirapuã      Foto: FAB

A carga ilícita transportada pelo Cessna 182    Foto: FAB

Esta intercepção fez parte da Operação Ostium, destinada a reprimir as entradas ilícitas no Brasil, através das enormes fronteiras do país.
A operação envolve a Polícia Federal e  FAB a actuar em conjunto, estando as operações aéreas sob o comando do Ten.Brigadeiro Carlos Vuyk de Aquino.

Este episódio demonstra mais uma vez a capacidade do A-29 Super Tucano para o patrulhamento fronteiriço e para lidar com aeronaves de baixa velocidade, chamados "slow movers" por vezes complicados de seguir com caças de alta performance.

Desde que o Brasil implementou a chamada "Lei do Abate" em 2004, destinada a definir as regras de empenhamento no combate ao tráfico de drogas através de aeronaves, várias foram já as vezes que os A-29 Super Tucano, ou helicópteros Mi-35 foram chamados a intervir. A primeira vez que tal sucedeu foi em 2009, estando a operação documentada disponível em vídeo:




0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>