sábado, 23 de junho de 2018

A-29 SUPER TUCANO DESPENHA-SE NOS EUA (M1976 - 36/2018)

A-29 Super Tucano durante a demonstração de capacidades em 2017     Foto: Sierra Nevada


Ontem, 22 de Junho de 2018, pelas 11:30 horas locais, despenhou-se um A-29 Super Tucano, no campo de tiro de Red Rio, no Novo México, EUA.

O Gabinete de Relações Públicas da base aérea de Holloman, de onde o aparelho se encontrava a operar, já emitiu um comunicado a confirmar o acidente. Adiantou ainda que dos dois tripulantes, um se encontra com ferimentos ligeiros, tendo sido transportado para um hospital local.

Este acidente ocorreu no dia exacto em que estava previsto arrancar em Holloman a experiência de operação do Avião de Ataque Ligeiro para equipar a USAF num futuro próximo, que opõe nesta fase o A-29 Super Tucano da Sierra Nevada/Embraer, ao AT-6 Worlverine da Beechcraft. O início do exercício foi, por essa razão cancelado. As causas do acidente ainda não estão apuradas.

Não é claro também, se a aeronave acidentada se trata do avião de demonstração da Sierra Nevada, que se encontrava em Holloman, ou um dos actualmente operados pela USAF.

Mais informações deverão ser conhecidas nas próximas horas.


Actualização 24/06/2018

Verificaram-se as piores suspeitas em relação à sorte do segundo ocupante do Super Tucano, acidentado a 22 de Junho, com a confirmação da morte do Ten. Cristopher Casey Short.
O Comandante da base aérea de Holloman, Cor. Houston Cantwell emitiu as seguintes palavras acerca do trágico desfecho:"Não há palavras para descrever o choque da sua perda e a tristeza que sentimos pela sua família. Ele realizou trabalho pioneiro, que ira moldar a forma do poder aéreo americano para os próximos anos. Estamos gratos por tê-lo conhecido, bem como pela sua devoção pelo cumprir do dever".

O Ten. Short, pertencia a US Navy, estando aparentemente no VFC-12, que é uma unidade de "agressores" de reserva. Não é por isso claro se estava ao serviço da US Navy quando o acidente ocorreu, ou se prestava serviços para a Sierra Nevada/Embraer - uma entidade particular - tal como por vezes ocorre com pilotos em unidades de reserva.

Não estão ainda disponíveis informações acerca da possível causa, ou causas do acidente.



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>