sexta-feira, 10 de julho de 2015

As aeronaves não tripuladas Portuguesas e as empresas Portuguesas em Le Bourget (M1815 - 07RF/2015)



AR3 Net Ray apresentado em Paris
A TEKEVER anunciou em Paris, que que irá integrar este ano uma missão da Agência FRONTEX no Mediterrâneo, utilizando um AR3 Net Ray, um projecto que resulta da parceria que tem vindo a desenvolver com a Marinha Portuguesa. Este projecto conjunto insere-se no âmbito de um protocolo para o teste e desenvolvimento de sistemas através de uma plataforma aérea para missões de vigilância marítima. Sistemas como este, permitem a interligação com os demais sistemas existentes, aumentando às capacidades de resposta do meio naval às diferentes situações operacionais.


O AR3 Net Ray é um Sistema Aéreo Não-Tripulado [Unmanned Aerial System, ou UAS] desenvolvido para diferentes tipos de missão, incluindo a Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento (ISTAR), e relé de comunicações. Com uma capacidade de até 10 horas de voo, e um raio operacional de 120 quilómetros, é lançado através de um sistema de catapulta e recolhido através de um sistema adaptado ao ambiente marítimo.

Também anunciado em Paris, a constituição de uma aliança com a ViaSat, uma parceria estratégica que visa o aumento das capacidades operacionais das plataformas não tripuladas, nomeadamente para uso civil, adotando-as de comunicações via satélite, por forma a aumentar o seu raio de acção, permitindo uma utilização “para lá da visão” (Beyond Line of Sight), alargando a panóplia  de possibilidades de utilização destes produtos, para fins civis, permitindo também que a  sua utilização possa ser integrada em espaço aéreo de controle civil.

 A TEKEVER foi constituída em 2001, com capitais nacionais, e define-se como um conjunto de empresas que desenvolvem produtos  e soluções em duas áreas, Tecnologias da Informação (TI), e Aeronáutica, Espaço, Defesa e Segurança (ASDS), com uma área de negócio e carteira de clientes em crescimento apostando nos mercados aeroespacial, de defesa e de segurança.
Possui já muita experiência em sistemas não tripulados, como é o caso de alguns exemplos de sistemas aéreos, utilizados por forças militares e forças de segurança, em uso ou em desenvolvimento, pela Unidade Especial de Polícia da PSP e pela GNR (AR1 Blue Ray), Marinha Brasileira (AR2 Carcará), Marinha Portuguesa (AR3 Net Ray), Exército Português (AR4 Light Ray), e também o Ministério de Defesa Britânico, e as Forças Armadas Colombianas. Estão em curso diversos projectos nesta área, nomeadamente de Investigação & Desenvolvimento, com a European Defense Agency e a NATO.


AR1 Blue Ray da PSP


O AR4 Light Ray, um mini-UAV (Unmanned Aerial Vehicle), e primeiro projecto a ser comercializado do grupo, é a versão militar que resulta do desenvolvimento do AR1, testado em 2014 no Kosovo, pelo 1º Batalhão de Infantaria Mecanizada do Exército Português, e utilizado também pela GNR.
Video em Farnbourough: https://www.youtube.com/watch?v=aC_zCf1m7R0

O AR5 Life Ray Evolution, apresentado no ano passado em Farnbourough [http://tekevernews.blogspot.pt/2014/09/tekever-group-presents-its-new-ar5-life.html] é a mais nova e maior das plataformas aéreas do grupo. Com  4.3 m de envergadura e autonomia até 12 horas, e uma capacidade de carga de 50kg, é apresentado como  vocacionado para missões de longa duração como por exemplo a busca e salvamento, vigilância, patrulha costeira, e detecção de poluição.

Outras presenças Portuguesas no 51º Salão Aeronáutico de Paris 
  
Portugal também marcou presença na 51ª Feira Internacional de Paris, através da participação de algumas empresas da industrial da aeronáutica e aeroespacial, nomeadamente num stand que agregava um conjunto de empresas como as, Active Space, EDAETech, ISQ, Optimal Structural Systems Piep, e os consócios newFACE e X Aero Structures.
A OGMA Indústria Aeronáutica de Portugal S.A, e a TAP Maintenance & Engineering,  marcaram também presença em stands autónomos.

Rui “A-7” Ferreira
Entusiasta de Aviação

Fontes: TEKEVER e OPERACIONAL
 

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>