sábado, 29 de novembro de 2014

PILOTOS ROMENOS JÁ VOAM SOLO EM F-16 EM PORTUGAL (M1737 - 327PM/2014)



Um ano após a assinatura do contrato de aquisição de F-16,a Força Aérea Romena aterrou em Monte Real com o primeiro destacamento de 23 elementos, incluindo pilotos, mecânicos e pessoal logístico, para dar início ao programa de treino em F-16 MLU.


O programa de treino inicial, liderado pelo TenCor Afonso "Jackal" Gaiolas, antigo comandante da Esquadra 301 - Jaguares, e um dos pilotos mais experientes em F-16 em Portugal, consiste em formação teórica e voo em simulador, seguido por missões reais no bilugar F-16BM, que ocorreram pela primeira vez no dia 5 de novembro. O TenCor João Rosa, Comandante da Esquadra 201-Falcões, é o outro piloto-instrutor do programa.


Apesar do tempo chuvoso que se tem feito sentir em Portugal nas últimas semanas ter atrasado algo o progresso do treino, a 22 de novembro os três pilotos romenos já tinham completado o último voo em bilugar e estavam prontos para o voo-solo.



O dia 26 de novembro foi um marco para o programa de treino, quando o TenCor Constantin Andrei se tornou o primeiro piloto romeno a descolar em F-16AM para o seu primeiro voo solo. Apenas um par de horas depois o TenCor Catain Miclos tornou-se o segundo piloto romeno a voar solo o F-16 e já ano dia 27, o Maj Mihaita Marin o terceiro.



Todos estes pilotos eram instrutores em MiG-21 Lancer modernizado com aviónicos similares aos do F-16 MLU, tendo já extensa experiência em programas de treino e táticas NATO, bem como na linguagem utilizada.


Este primeiro grupo de pilotos ficará em Portugal até terminarem o Treino de Qualificação para Missões, regressando depois à Roménia como pilotos-instrutores qualificados para treinar os demais pilotos da futura Esquadra: Até ao fim do programa, um total de nove pilotos romenos serão qualificados em Portugal.


Segundo revelou o TenCor Rosa, os instrutores portugueses estão bastante satisfeitos com os pilotos romenos, acrescentando que os romenos devem sentir-se "orgulhosos e confiantes dos elementos da sua Força Aérea responsáveis pelo programa F-16. Orgulhosos porque estão a realizar um excelente trabalho e confiantes porque o futuro da Força Aérea romena está garantido e em boas mãos".




Fotos: Alex Trandafir



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>