segunda-feira, 3 de novembro de 2014

C-130 LEVAM BRINQUEDOS PARA O MALI (M1716 - 106AL/2014)

C-130H-30 da Esquadra 501 - Bisontes

Durante os últimos dias, a azáfama informativa foi dominada pelas interceções de bombardeiros russos um pouco pela Europa e, no que mais no toca, junto à costa ocidental portuguesa, empenhando caças F-16 e um mediatismo subitamente crescente e por vezes surpreendente
A movimentação foi grande, o acontecimento justificou conversas e opiniões várias, todas assentes no "brilho" da atualidade e no inusitado dos acontecimentos, devidamente enquadrados na situação geoestratégica e geopolítica presente.
No entanto, as missões da Força Aérea Portuguesa, felizmente, estão longe de ser apenas protagonizadas pelos caças e pela eficácia rápida com que respondem aos "apelos" mais súbitos.
Os mais pesados C-130H estão, de outras formas e noutras latitudes, a cumprir missões cuja honradez e grandeza não se questionam e não são, seguramente, menos importantes para o nosso bem-estar.

 Foto: Força Aérea Portuguesa.

«Aproveitando a substituição do destacamento no Mali, um C-130H partiu no dia 11 de outubro da Base Aérea n.º 6 (BA6) com cerca de 750 quilos de artigos para ser oferecido à população daquele país, nomeadamente roupa e calçado para criança e adulto, produtos de puericultura e brinquedos.
Esta campanha solidária, da iniciativa da Esquadra 501 – Bisontes e orientada pelo Gabinete de Ação Social da BA6, teve a participação ativa do Grupo Sócio-Caritativo da Paróquia do Samouco, que doou parte do material. A recolha ficou completa com o contributo dos militares e civis da Unidade, bem como de ex-Bisontes.
O Mali é considerado um dos países mais pobres do mundo, situação agravada por uma guerra civil que se prolonga há vários anos. Numa missão ao serviço das Nações Unidas (MINUSMA), desde 29 de agosto que a Esquadra 501 se encontra destacada com uma aeronave C-130 no apoio ao processo de paz. Até ao momento, já foram efetuadas mais de 165 horas de voo, transportadas mais de 1100 pessoas e 144 toneladas de material.

"Onde necessário, Quando necessário".»

Edição: Força Aérea Portuguesa/Pássaro de Ferro

0 Voaram em formação:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>