segunda-feira, 1 de setembro de 2014

FORÇA AÉREA EMPENHADA EM MISSÕES INTERNACIONAIS (M1670 - 89AL/2014)

Os F-16AM 15105 e 15107 são duas das seis aeronaves  a partir de hoje encarregues da vigilância do espáço aéreo no Báltico.

A Força Aérea Portuguesa  está presentemente empenhada e duas importantes missões, ambas fora de portas e em regiões do globo muito diferentes, Lituânia e Mali.
Na Lituânia, um destacamento de seis caças F-16 das Esquadras 201 - Falcões e 301 - Jaguares, vai desempenhar uma missão de vigilância e defesa aérea (Air Policing - BAP 14) do espaço aéreo dos países bálticos, no âmbito OTAN/NATO, à semelhança do que já aconteceu em 2007, conforme já foi reportado pelo Pássaro de Ferro.
O contingente na Lituânia é composto, como já se referiu, por seis aeronaves F-16AM e por 70 militares. Este destacamento, com a duração de quatro meses, tem como objetivo primordial garantir a segurança do espaço aéreo dos três países bálticos (Estónia, Letónia e Lituânia), uma vez que estas nações não dispõem de meios aéreos próprios que assegurem a execução dessa missão. 
Esta presença das cores nacionais em solo e céus do Báltico assume particular importância numa altura em que a tensão entre Rússia e Ucrânia parece entrar numa fase de escalada, lançando legítimos e preocupantes pontos de interrogação relativamente à situação militar e geo-estratégica naquela zona da Europa.
A missão BAP 14 tem o seu início oficial hoje, 1 de setembro e prolongar-se-á até ao final do presente ano e será, portanto, a Força Aérea Portuguesa a responsável pela vigilância do espaço aéreo daquela região nos próximos 4 meses.

C-130 e contingente militar destacado, com as marcas das nações Unidas (UN). Foto: Força Aérea

Relativamente à presença da Força Aérea no Mali, para além de dois militares colocados no Estado-Maior da missão, o contingente é composto por uma aeronave C-130 e por 47 militares (41 da Força Aérea e 6 do Exército) que durante três meses vão desempenhar uma missão de apoio fundamental para o processo de paz naquele país, sob a comando das Nações Unidas (MINUSMA - Multidimensional Integrated Stabilization Mission in Mali).

Fonte: Força Aérea Portuguesa.
Adaptação: Pássaro de Ferro

1 Comentários:

Anónimo disse...

Se ainda não tinham visto, ficam aqui estes belos vídeos
http://www.liveleak.com/view?i=e51_1410648943

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>