sábado, 26 de julho de 2014

HARRIER E TORNADO À VENDA (M1664 - 215PM/2014)

Um bonito "par de jarras" para ter lá em casa

Um Hawker Siddley Harrier GR3 de 1976 e um Panavia Tornado F3 de 1988 estão à venda através de leilão, sem valor de reserva. Os dois jatos que marcaram época ao serviço da Royal Air Force podem agora terminar nas mãos de colecionadores privados.
A venda decorre este fim-de-semana através da Silverstone Auctions em Northampshire, Reino Unido.

Hawker Siddley Harrier GR3
O Harrier, primeiro caça a jato de descolagem e aterragem vertical, foi um dos símbolos da Guerra Fria, tendo combatido também nas Falklands, na guerra que opôs os britânicos à Argentina em 1982. Está praticamente em condições de voo e inclui a cadeira ejetável. A empresa responsável pelo leilão refere que o "jump jet" foi conservado em condições de "quase cápsula do tempo" e "possui potencial sério para voltar a voar".

Panavia Tornado F3

Já o Tornado F3, caça de superioridade aérea, foi retirado de serviço com cerca de 3000 horas de voo, e será provavelmente a única vez que existirá um disponível em leilão, já que a restante frota foi toda conduzida para museus, ou destruída como sucata.

Não foram anunciados preços de referência, já que a raridade das aeronaves torna os valores "quase impossíveis de avaliar", segundo a leiloeira. Nick Whale, diretor da Silverstone Auctions disse:"nunca oferecemos nada parecido antes e é um privilégio poder disponibilizar um dos melhores, senão o melhor Harrier do mundo". Acrescentando ainda: "vendemos um eclético leque de veículos históricos no passado, mas estes são realmente um dos mais entusiasmantes até à data".

O cockpit do Harrier GR3 está praticamente completo, incluindo a cadeira

Os colecionadores dizem tratar-se duma "oportunidade única" para adquirir peças da "história de RAF"

Fonte: BBC
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>