sábado, 1 de março de 2014

ESQUADRA 501 TRANSPORTA REFUGIADOS SÍRIOS (M1447 - 63PM/2014)

C-130 da FAP no AT1 em Figo Maduro        Foto: FAP

A Força Aérea foi a Beirute, Líbano, para trazer para Portugal algumas dezenas de estudantes sírios, ao abrigo da Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência, promovida pelo ex-Presidente da República Jorge Sampaio.

A missão foi realizada por uma aeronave C-130 da Esquadra 501 – “Bisontes”, que na noite do dia 28 de fevereiro para  1 de março aterrou no Aeródromo de Trânsito n.º1, em Figo Maduro pelas 4:35 horas, com estes estudantes a bordo, a tempo de frequentarem o segundo semestre deste ano letivo, em diferentes universidades portuguesas.

O desembarque no AT1         Foto: FAP

A Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes foi lançada no verão passado com a criação de um fundo de emergência para atribuir um milhar de bolsas, com a duração de um ano académico, a alunos que tenham sido obrigados a interromper os seus estudos na sequência da guerra civil na Síria.

Os estudantes que chegam a Portugal terão integração em universidades de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Covilhã, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto e Santarém.

Os sírios que fogem do conflito civil estão a tornar-se a maior população de refugiados do mundo, estando muito próximos dos números afegãos. 
Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, a guerra civil já fez pelo menos 136 mil mortos.


Fonte: Força Aérea
Adaptação: Pássaro de Ferro



0 Voaram em formação:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>