segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

ESPIÃO DO IRÃO APANHADO COM MATERIAL SOBRE O F-35 (M1389 - 10AL/2014)

O F-35 é um projeto norte-americano, com participação de diversos países e substituirá, entre outros, o F-16

Um cidadão iraniano-americano, de nome Mozafar Jazae, de 59 anos, foi detido nos Estados Unidos por ter tentado passar para o Irão documentos militares sobre o programa do F-35, informou a Justiça americana.
Jazae foi preso na quinta-feira, 9 de janeiro, no aeroporto de Newark (Nova Jersey), quando se preparava para embarcar para Teerão, com uma escala em Frankfurt, revela o comunicado do procurador federal de Connecticut, Stephen Reynolds.
Segundo a justiça americana, “este individuo tentava enviar para o Irão documentos relacionados com o programa Joint Strike Fighter (JSF) F-35 da Força Aérea dos Estados Unidos e com os planos de motores de caças, que roubou de empresários industriais para os quais trabalhou”, 
Jazae é acusado de transportar, transmitir e exportar bens obtidos por roubo, ou fraude, e pode, por isso ser condenado a dez anos de prisão e a uma multa de 250 mil dólares.
O caso remonta a novembro de 2013, quando as autoridades interceptaram em Long Beach (Califórnia) um camião com “produtos domésticos” enviados por Jazae de Connecticut, onde morava. A carga seria enviada de barco para Hamadan, no Irão.
Os funcionários da Alfândega descobriram que a carga continha “um grande número de caixas com documentos com informação técnica”, diagramas e planos do F-35.
Osmuitos documentos tinham a inscrição “ITAR”, que proíbe sua divulgação no exterior sem uma autorização especial, e pertencem a três empresas envolvidas na produção do F-35.
O gigante norte-americano da aeronáutica, Lockheed Martin está encarregue de desenvolver o caça, enquanto a Pratt&Whitney é responsável pelo projeto dos motores.
Criado para substituir grande parte dos aviões de combate americanos, o F-35 Lightning II é o programa de armamento mais caro da história do país, com um orçamento de US$ 395 bilhões de dólares.

Fonte: AFP
Edição: PFerro/2014

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>