sábado, 14 de dezembro de 2013

MUSEU DO AR DISTINGUIDO COM PRÉMIO MUSEU PORTUGUÊS 2013 (M1322 - 386PM/2013)


O Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, e o Museu do Ar, em Sintra, foram distinguidos este ano, ex-aequo, com o Prémio Melhor Museu Português 2013 atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

A lista de premiados, com 24 categorias, foi esta sexta-feira anunciada no Museu das Comunicações, em Lisboa, na presença de representantes de dezenas de entidades nomeadas e galardoadas, e pela direcção da APOM. (...)

De acordo com o presidente da APOM, João Neto, é a segunda vez na história dos prémios que é atribuído um ex-aequo a dois museus, depois de já terem sido galardoados em simultâneo, em 2009, o Museu Municipal de Penafiel e o do Mosteiro de Santa Clara, em Coimbra.
João Neto justificou a escolha da APOM “pelo investimento que foi feito no Museu Nacional Machado de Castro”, em Coimbra, e no caso do Museu do Ar, em Sintra, “pelo projecto da responsabilidade da Força Aérea, que não se limitou a contar a História da Aviação, mas também a História do país”. (...)

O Museu do Ar, com uma nova área expositiva inaugurada em 2011, em Sintra, foi criado pela Força Aérea e possui um polo em Alverca, um núcleo pioneiro, aberto ao público desde 1971, e outro polo em Ovar.
Os espaços museológicos do Museu do Ar contêm acervos que representam a memória da aviação militar e civil portuguesa. (...)

Fundada em 1965, a APOM atribui os galardões desde 1997 a museus, projectos, profissionais e actividades desenvolvidas no sector, e os prémios referem-se ao ano anterior da atribuição.(...)

Os prémios são atribuídos pela APOM para “incentivar o espírito de preservação e divulgação do património dos museus”, segundo a associação, distinguindo ainda, entre outros, a melhor intervenção e restauro, o melhor catálogo, mecenato e projecto museográfico.

Fonte: Público


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>