quarta-feira, 20 de novembro de 2013

BRASIL DOA AVIÕES DE PATRULHA MARÍTIMA A CABO VERDE (M1278 - 348PM/2013)

Embraer P-95 Bandeirulha

O ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, efetua uma visita de dois dias a Cabo Verde, visando o reforço da cooperação entre os dois países nas áreas de defesa e segurança.

Com esta deslocação a Cabo Verde, iniciada segunda-feira (18), o governante brasileiro vem dar sequência aos contactos iniciados aquando da visita ao Brasil, em março do ano passado, do seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Tolentino.

No decorrer desta visita, que começou pela ilha de São Vicente, onde estão sedeados a 1ª Região Militar e o Comando da Guarda Costeira do arquipélago, Celso Amorim assistiu à abertura oficial do Núcleo de Missão Naval do Brasil em Cabo Verde, criado recentemente pelo Governo brasileiro com o propósito apoiar a  modernização da Guarda Costeira cabo-verdiana.

As duas partes acertaram durante esta visita os aspetos da cooperação nas áreas da defesa e segurança entre Cabo Verde e o Brasil, tendo na altura o ministro brasileiro da Defesa garantido que o seu Governo pretende ajudar no aumento da segurança na região do Atlântico onde o arquipélago está situado, contribuindo com isso "para a paz e a segurança no Atlântico".

O Brasil deverá dar igualmente apoio técnico e científico a Cabo Verde para o levantamento da sua plataforma continental, uma tarefa que a Marinha brasileira já fez na Namíbia e está a trabalhar no mesmo sentido com Angola.

Na altura, o ministro brasileiro da Defesa, manifestou também a intenção do seu Governo de doar a Cabo Verde, dois aviões para auxiliar no patrulhamento da zona marítima do arquipélago.

Ele ressaltou, porém, que o processo de doação depende de aprovação do Congresso Nacional (Parlamento), além de preparação dessas aeronaves pela Força Aérea Brasileira (FAB) para desempenhar essa missão. 


Nota do PF: As aeronaves em questão deverão ser os Embraer P-95 Bandeirulha, baseado no EMB-110 Bandeirante


Fonte: Portugal Digital


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>