segunda-feira, 23 de setembro de 2013

VOOU O PRIMEIRO F-16 SEM PILOTO (M1175 - 268PM/2013)


Primeiro QF-16 voou a 19 set 2013   Foto: Boeing

No dia 19 de setembro de 2013, enquanto o primeiro F-16 sem piloto subia nos céus com um rugido, na base aérea de Tyndall na Flórida, EUA, os membros da equipa QF-16 da Boeing e da USAF celebravam.

O voo representou o primeiro alvo aéreo de tamanho real QF-16. colocando o assunto de outro modo, os pilotos de caça americanos, agora têm um adversário com o qual treinar, que os irá preparar como nunca.

Dois pilotos de teste da USAF numa estação de controlo em terra em Tyndall, voaram por controlo remoto o QF-16, que não é mais do que um F-16 retirado de serviço, modificado para servir como alvo aéreo. 
No ar, as missões do QF-16 incluíram uma série de manobras simuladas, atingindo velocidades supersónicas, o regresso à base e aterragem, tudo sem um piloto dentro do cockpit.

"Foi algo diferente, ver um F-16 sem alguém lá dentro, mas foi para todos os efeitos um grande voo" disse o TCor. Ryan Inman, comandante da Esquadra de Alvos Aéreos 82. "É uma réplica de uma plataforma aérea e situações reais atuais, à qual podem disparar e usar como alvo. Agora temos um alvo aéreo sustentável, capaz de atingir 9Gs".

Antes do QF-16, os militares americanos vinham usando o QF-4, uma modificação do F-4 Phantom II, uma aeronave dos tempos da guerra do Vietname. O QF-16 proporciona aos pilotos um alvo com as características de muitos dos aviões de caça dos dias de hoje.

  Foto: Boeing

Tal como aludido, os QF-16 são todos aviões retirados de serviço, resgatados pela Boeing do AMARG em Davis Monthan no Arizona e colocados em condições de voo.

O próximo passo, serão testes de fogo em voo, a partir da base de Holloman no Novo México. Os QF-16 serão usados para testes de armas e outros treinos aéreos.
Até ao momento da Boeing modificou seis F-16 para o padrão QF-16.

Vídeo:

Fonte: Boeing
Tradução: Pássaro de Ferro



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>