domingo, 29 de setembro de 2013

UMA MULHER DOS AVIÕES (M1189 - 74AL/2013)


 À medida que o som de um F-16AM português se aproxima, a Sargento Vânia Almeida coloca o seu capacete. Enquanto ali por perto, os homens estão ocupados com outras tarefas, ela "toma conta" de um F-16 acabado de chegar de uma missão.
Assim que assume contacto com o piloto a crew chief Almeida trata de colocar o "seu" F-16 na respetiva posição de linha, recebendo-o em gestos decididos e claros, fundamentais para uma boa comunicação com o piloto. 
Estamos no exercício "Brilliant Arrow", em Orland-Noruega. É a primeira vez que Vânia Almeida participa num exercício NATO desta dimensão.


"Alistei-me na Força Aérea Portuguesa (FAP) porque sempre adorei aviões. Assim que me juntei à FAP, foi um sonho de menina que ganhou asas e se tornou realidade", referiu. "Como parte do meu dia a dia, verifico o avião à procura de algum problema ou falha, sendo que a segurança é palavra de ordem para todas as operações e verificações, desde a mais complexa  uma 'simples' verificação dos pneus."
Vânia Almeida refere ainda que num "mundo" dominado por homens, ela se sente protegida por eles, no seio da equipa que integra, na Força Aérea. "Eles tratam sempre bem de mim e sei que não tenho de me preocupar!"
Mari Skåre, a Secretária Geral Representativa das Mulheres, da Paz e Segurança da  NATO, que esteve presente no Brillianta Arrow, enfatizou o apoio que esta organização leva a cabo, por todo o mundo, para a igualdade. É, segundo ela, "uma tarefa de todos! Juntos, eles e elas, podemos e devemos fazer a diferença!"


Fonte: NATO
Fotos: SHAPE Public Affairs Office
Tradução e adpatação: Pássaro de Ferro


2 Voaram em formação:

Filipe Ribeiro disse...

Obrigado pela fantástica página!! Leitura diária obrigatória!! Neste texto há ali um lapso!

"e claros, fun damentai para uma boa comunicação"

Não aceite este comentário, é apenas para o texto ficar perfeito como as restantes postagens!

Grande abraço e continuação de bom trabalho!
Filipe Ribeiro

António Luís disse...

Obrigado, Filipe!
São lapsos de escrita que acontecem!
Volte sempre

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>