sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Os F-16 para a Roménia


A venda de 12 caças F-16 portugueses à Roménia tem sido muito comentada nos jornais e nem sempre da forma mais correcta. Em primeiro lugar, Portugal não vai vender exactamente 12 F-16 dos seus, mas sim 9, sendo os outros 3 provenientes dos EUA e modernizados em Portugal. Depois, os valores apresentados para o negócio incluem uma série de vertentes omissas em certas notícias de jornal. Portugal tem actualmente 39 caças F-16 e como pretende no futuro ter apenas 30, tem 9 jactos disponíveis para venda. Como a Roménia queria 12 aviões, vamos comprar mais 3 aos EUA.

O valor da venda de bens e serviços é de 186 milhões de euros. Obviamente que Portugal já tinha investido dinheiro com a modernização dos F-16 que tinha em uso, mas não me parece correcto incluir esse encargo nas contas do negócio, pois foi um encargo realizado, antes de mais nada, para benefício da FAP. Por isso, esta notícia do JN dá um bom título para vender jornais, mas ajuda pouco no esclarecimento do público em geral. Mais vale ler o DR para perceber o negócio.




0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>