domingo, 25 de agosto de 2013

CAÇANDO TRAFICANTES DE DROGA COM HELICÓPTEROS (M1129 - 243PM/2013)

Os atiradores da USCG em ação a bordo de um MH-65C Dolphin

A Guarda Costeira dos EUA tem, desde 1916, sido a mais proeminente agência no país, na aplicação da lei marítima e na busca e salvamento. Esta "moeda"  com dois lados muito diferentes produziu uma força militar que tem de ser flexível para enfrentar os desafios que ninguém poderia imaginar há cem anos atrás. Para parar a miríade de contrabandistas que usam alta tecnologia a velocidades vertiginosas, os "Coasties" criaram uma unidade única equipada com super-carabinas de alta potência a partir do ar. Estes atiradores transportados em helicóptero são os homens e mulheres do
Helicopter Interdiction Tactical Squadron (HITRON).

O Problema



As drogas ilegais são trazidos para o país (EUA) através de vários métodos: o contrabando através de veículos por fronteiras terrestres, por submarinos narco-submarinos , por avião e de barco. Um dos tipos mais eficazes de barcos para esse fim é o "go-fast".
Um pequeno barco em forma de charuto do estilo das lanchas de corrida, equipado com nada menos do que meia dúzia de  motores de alta potência, pode atingir velocidades de 80 nós e superar quase qualquer coisa que navegue à superfície do mar. Feito de fibra de vidro e com uma pequena secção transversal, são muito difíceis de detetar no radar de busca de superfície, tornando-os veículos de  ideais para os narcotraficantes.

A resposta

Durante a Lei Seca (1920-1933), a Guarda Costeira encontrou-se na linha de frente da guerra contra a bebida ilegal. A Guarda Costeira adquiriu então uma nova geração de navios suficientemente rápidos para fazer face a essa nova ameaça.
Um paralelo pode ser feito com os "go-fast" de hoje, só que agora, o conceito báse para as capturas é o Uso Aéreo de Força (AUF), desenvolvido pela Guarda Costeira dos EUA (USCG), que consiste em parar ou desativar o go-fast, imobilizando-o na água, permitindo a um meio de superfície trabalhando em conjunto a apreensão da embarcação ilegal. Para isso, o atirador no helicóptero (Aviation Precision Marksman - PM-A) dispara uma rajada de arma automática a toda a volta do alegado traficante. Se isso não levar a pará-lo, o artilheiro muda então para o tiro de precisão, de modo a disparar rajadas não para os traficantes, mas para os motores da embarcação.

As armas usadas nos helicópteros do HITRON

Em 1999, seis pilotos e quatro atiradores foram empossados nas novas funções, para provar a efetividade do conceito. Armados com carabinas M16A2 para tiros de advertência e uma Robar 50 de longo alcance para fogo de desativação, descolaram voo num helicóptero Hughes alugado. Durante esta fase inicial, o grupo confrontou cinco go-fast e parou todas cinco com fogo de desativação.  Prenderam 17 traficantes, nenhum dos quais ferido devido ao fogo de precisão dos "Coasties". Depois deste teste, a Guarda Costeira deu o aval para avançar para uma unidade completa.
Hoje, mais de 200 funcionários USCG estão atualmente atribuídos ao HITRON , com base no Hangar 13 de Cecil Field em Jacksonville, Florida. De lá, helicópteros e tripulações são deslocados para onde são mais necessários.

Sucesso

Estes artilheiros dispararam milhares de rajadas em interdições ao longo dos últimos 14 anos, parando nada menos que 215 embarcações. Algumas estatísticas  estimam que esta unidade foi responsável por mais de 10% de toda a droga apreendida à entrada nos EUA, desde a sua introdução. Em termos de dinheiro, isso significa mais de 10.000 M USD, em drogas pesadas, principalmente cocaína.


Fonte:  Guns.com
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro

0 Voaram em formação:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>