quinta-feira, 18 de julho de 2013

OS EQUIPAMENTOS DOS NOVOS CAÇAS RUSSOS - 1 (M1083 - 205PM/2013)

Sukhoi Su-35 um caça de geração 4++


Um novo equipamento de proteção, que compensa as forças G, foi desenvolvido para os pilotos do novíssimo caça de quinta geração T-50. Esse equipamento, desenvolvido por especialistas russos, é ímpar em todo o mundo.
O novo equipamento permitirá aos pilotos realizar manobras continuadas com sobrecargas até 9G. Para compararmos: um passageiro de um avião comercial normal, durante a descolagem, sofre uma sobrecarga de 1,5G, enquanto os cosmonautas na descolagem e aterragem sofrem de 4 a 6G. O conjunto de dois fatos com sistema de compensação de pressão, foi desenvolvido pelos especialistas da empresa de investigação industrial Zvezda (Estrela). 
A empresa faz parte dos líderes mundiais no desenvolvimento de sistemas de suporte de vida para pilotos e cosmonautas. Já quando Yuri Gagarin inaugurou os voos espaciais tripulados, foi um fato da Zvezda que o equipou.

O fato de voo anti-G ou de altitude, é escolhido antes do voo dependendo da altitude: até aos 12 mil metros ou até aos 23 mil metros. 
Os fatos são fabricados de tecido resistente ao fogo, com câmaras e tubos incorporados. Através deles é injetado o ar que vai preencher o fato. O tecido envolve o corpo do piloto e previne o afluxo de sangue a partir da cabeça, o que é de uma importância crítica, sublinha o piloto de testes emérito da Rússia Magomed Tolboev:
“Trabalhei durante muito tempo com forças G que chegavam às 12 unidades. O único problema é parar o fluxo sanguíneo da cabeça para baixo. Com a pressão demasiado alta, a cabeça fica desconfortável.”
O equipamento é ligado ao aparelho automático de pressão que, nas sobrecargas, não só enche o espaço de ar, mas também abastece de oxigénio a máscara respiratória, refere o chefe do setor de medicina aeroespacial da Zvezda Serguei Filipenkov:
“Em primeiro lugar, ele tem uma estrutura que usa uma maior área de compensação de forças, com uma contrapressão sobre o corpo. Em segundo lugar, este fato tem um tensor especial, que melhora a transmissão dessa contrapressão. Por fim, é utilizada a respiração com pressão elevada, em excesso por comparação com a atmosfera circundante.” 
Este segundo pormenor, é na realidade um ponto muito importante, que impede que os alvéolos pulmonares do piloto se colem sob pressões muito baixas ou muito elevadas.

Os mais recentes caças de combate russos, especialmente as gerações 4++ (Su-35, MiG-35), já para não falar na quinta geração, possuem um elevado nível de manobrabilidade. Isso é um fator importante que permite obter a supremacia em combate. Os pilotos de teste experientes, consideram que, no avião T-50, sem uma compensação da pressão, a supermanobrabilidade pode provocar graves lesões ao piloto durante as voltas e rolls. O novo equipamento permitirá aos pilotos realizar manobras com forças de 9G durante até 30 segundos, permitindo assim aumentar a capacidade daquele que atualmente se transformou no elo mais fraco de um caça: o corpo humano.

Mas o nível de forças deverá, provavelmente, continuar a aumentar e isso deve ser tido em consideração, refere Serguei Filipenkov:
“Visto que a supermanobrabilidade prevê manobras durante períodos de tempo curtos (de alguns segundos a várias dezenas de segundos) não haverá necessidade de aumentar o tempo. Será necessário sim aumentar o valor da força, que possa ser compensada com o equipamento anti-G.”
O sistema de compensação de pressão deve funcionar automaticamente. Essa tarefa é da responsabilidade do computador de bordo. O sistema de admissão de ar e o aparelho automático de pressão já foram instalados em três caças-protótipo de quinta geração, enquanto os novos fatos serão em breve entregues aos pilotos de teste.

Estes novos avanços no equipamento de suporte de vida, permitem ampliar  também a altitude de ejeção com sucesso, para os 23 km.

Fonte: Voz da Rússia
Adaptação: Pássaro de Ferro 



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>