sexta-feira, 12 de julho de 2013

A BATALHA DE ALJEZUR RELEMBRADA (M1074 - 198PM/2013)



Em Aljezur, no Algarve, Julho é o mês para recordar a II Guerra Mundial que deixou ali um testemunho inesperado.

No dia 9 de Julho passam exactamente 70 anos sobre uma escaramuça entre aviões alemães e britânicos que ditou a destruição de um Condor da Luftwaffe e a morte dos seus sete tripulantes.

Os homens foram sepultados no cemitério local e alguns habitantes da vila receberam mesmo condecorações de Hitler.

Desde essa altura, que as campas mereceram o respeito da população local e também da vasta comunidade alemã que reside no concelho.

“Relembrar, por eles e por nós” é o mote de um conjunto de cerimónias que se preparam para o dia 13 (sábado) e que vão também trazer responsáveis alemães da força aérea e outros que têm acompanhado e investigado o incidente.

Será também lançada a versão revista e actualizada do livro “A batalha de Aljezur”, de José Augusto Rodrigues, que entre as novidades apresenta um novo conjunto de fotografias sobre as cerimónias fúnebres que ali tiveram lugar em 1943.

As iniciativas deverão acontecer ao longo de todo o dia.

 Às 11 horas da manhã há uma deposição de flores nas campas dos aviadores e o programa continua depois pela tarde. Às 15 está anunciada a inauguração de uma exposição documental sobre o combate.

Entre os vários painéis podem encontrar-se novas imagens, documentação, mas também um levamento de outros casos envolvendo aviões da II Guerra Mundial que mataram pelo menos uma centena de homens em território português.

A exposição tem lugar no “Espaço +” onde também será possível ver – ou rever – algumas das reportagens que foram feitas ao longo dos últimos anos sobre este acontecimento.
Segue-se a actuação do coro Internacional de Aljezur e, finalmente, a apresentação do novo livro…

Razões suficientes para uma viagem até ao Algarve, com o sol a convidar ainda para um passeio pelas praias da região…


Texto: Carlos Guerreiro
Agradecimentos ao blogue "Aterrem em Portugal" do qual foi retirado o texto: http://aterrememportugal.blogspot.pt/2013/06/recordar-batalha-de-aljezur.html


0 Voaram em formação:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>