quarta-feira, 5 de junho de 2013

FRAGATA BREMEN SALVA MARINHEIRO CAÍDO AO MAR (M1028 - 165PM/2013)


NH90 francês faz voo estacionário sobre a fragata Bremen     Foto:Bundeswehr

Na quinta-feira dia 23 de maio de 2013, a fragata da Marinha alemã "Bremen" efetouou um salvamento no Golfo da Biscaia. 
Ao final da tarde ouviu-se na ponte da fragata uma mensagem de rádio cheia de angústia: Um veleiro a apenas 20 milhas náuticas informou que o capitão do barco tinha caído ao mar e a  tripulação da embarcação não tinha sido capaz de o salvar.

O oficial da ponte imediatamente informou o comandante da Bremen, que ordenou reorientar o rumo para o local referenciado, a uma velocidade de 30 nós. A fragata alemã encontrava-se então em fase final de conclusão do exercício  franco-alemão DEFRAM. Das unidades envolvidas também faziam  parte o contra-torpedeiro francês "Primauguet" e a fragata alemã "Emden", a navegar perto do local do acidente.

Através de um oficial de ligação alemão a bordo do contra-torpedeiro francês, as buscas foram  coordenadas com o centro de resgate de civis. Os três navios, formariam um grupo de busca, com as embarcações distanciadas de uma milha náutica, perscrutando a área do mar ao redor do local do acidente. Quando o  relógio marcava 18:02 fez-se ouvir uma mensagem de um dos vigias da fragata Bremen, informando que teria visto um ponto amarelo no mar, talvez um colete salva-vidas a estibordo.
Poucos segundos depois, havia já consenso na ponte: era o homem procurado! 

O marinheiro recuperado é içado para o NH90    Foto:Bundeswehr

Uma vez que a temperatura da água nesta época é de apenas 10 graus na zona, o marinheiro estava felizmente equipado com um colete salva-vidas, que incluía um fato térmico. 
Poucos minutos após o avistamento, foi recuperado o homem, que estava consciente, e rapidamente se restabeleceu.
Pouco depois, foi embarcado através de um a cabo para um helicóptero NH90 Caiman da Marinha Francesa, e levado para observação num hospital daquele país.

Fonte: Bundeswehr
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>