terça-feira, 29 de janeiro de 2013

HÁ JAGUARES NA ÍNDIA? (M854 -35PM/2012)

Primeiro voo de um Jaguar Darin III      Foto:HAL

A resposta é sim e continuará a ser. 
Não dos de carne e osso, que como se sabe habitam apenas as Américas, mas de metal, com asas e equipam a Força Aérea Indiana (FAI). 
A frota será alvo de um programa de atualização de equipamento eletrónico e motores, com vista ao prolongamento da sua vida útil.
A primeira unidade transformada ao padrão "Darin III", voou a 28 de novembro passado em Bangalore. O momento foi de regozijo, pelo sucesso de um programa desenvolvido e executado com recurso apenas a meios locais.
Segundo o Dr. R.K.Tyagi, presidente do programa, os Jaguar Darin III terão um acréscimo gigantesco nas suas capacidades operacionais, principalmente no que respeita  a operações ar-solo, ar-mar e ar-ar em todas as condições meteorológicas (all weather), com a incorporação de um radar multi-modal. "Através dos novos motores e aumento da capacidade dos  alternadores, o Jaguar torna-se um dos aviões mais potentes do arsenal da FAI,  com um período de vida alargado" acrescentou.

A equipa da Hindustan Aeronautics Limited responsável pela modernização dos Jaguar    Foto:HAL

As actualizações e melhorias incluem aviónicos de última geração, como o computador de missão, instrumentos de voo, piloto automático, gravador de dados solid state, sistema de inércia (INGPS), radar, RWR (alerta radar) e sistema de largada de armamento integrado com GPS.
A interface homem-máquina foi também modernizada através da inclusão de dois MFDs (multi function display) na cabine do piloto.

Fonte: HAL
Adaptação: Pássaro de Ferro


0 Voaram em formação:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>