quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

ANO PÁSSARO DE FERRO 2012 (M812 -01AL/2013)


Imagem de marca do Pássaro de Ferro, concebida pelo Miguel Amaral e apresentada em maio, para assinalar 6 anos de existência.

Terminou mais um ano de atividade aqui no Pássaro de Ferro.
2012 foi um ano que trouxe algumas transformações importantes neste projeto, desde logo quando em maio foi apresentada a sua imagem de marca que, de certa forma, anunciou as alterações na imagem que alguns meses mais tarde seriam levadas a cabo em toda a estrutura, com a adoção de um aspeto comum no site e nos diferentes blogues - Porta de Embarque 04 (inteiramente dedicado à aviação comercial) e Operações Pássaro de Ferro, onde são editados os trabalhos/artigos que ao longo dos anos tem sido publicados na imprensa da especialidade.
Em outubro é então adotada uma imagem nova, geral e que, por isso, mantém o leitor/visitante permanentemente ligado ao Pássaro de Ferro. Nesta remodelação, é criado o site "Iron Bird Photos", inteiramente ligado à fotografia, pela objetiva do Paulo Mata. Foi também aberta uma "loja", com merchandizing diverso, relativo à aviação e também com alguns produtos diretamente alusivos  ao Pássaro de Ferro, como patches e t-shirts.

Esta fotografia é a mais vista, até à data, no site Iron Bird Photos - a "galeria" fotográfica do Pássaro de Ferro.

Durante 2012, o Pássaro de Ferro acompanhou exercícios como o Real Thaw;  o WTD em Espanha; o NTM2012; o "Hot Blade"; os 60 anos da Esquadrilha de Fumaça; mais uma edição da "Plácido Air Cup"; a atividade dos "Smoke Wings"; estivemos em Moscovo, no centenário da Força Aérea Russa; demos nota de múltiplos exercícios aéreos um pouco por todo o mundo, acompanhámos a evolução do F-35; as operações do F-22; as movimentações globais no mercado da aviação, tanto militar como comercial, etc.
No que respeita à Força Aérea Portuguesa, acompanhámos a continuação do processo MLU nos F-16, reportando os sucessivos FCF; as operações de enorme relevância levadas acabo pelas esquadras 502 e 751, o destacamento  dos caças F-16 na Islândia - Iceland Air Policing - bem como destaque para os 60 anos da arama aérea nacional e para a sua atividade em geral.
A partir de Outubro, iniciámos a série "sábados históricos", com artigos de grande interesse, escritos na primeira pessoa pelo Cap. (Ref) Fernando Moutinho.
Publicámos também diversos "flashback" do baú de fotografias do Rui Ferreira, algumas delas imagens raras em qualquer parte do mundo.
Foram também publicados diversos artigos e crónicas de opinião, devidamente assinadas, algumas delas com grande destaque nacional e internacional. 

O ano de 2012 fica marcado pelo Hot Blade, amplamente acompanhado aqui no Pássaro de Ferro.
Os editores e colaboradores continuaram, também, com forte presença na imprensa da especialidade, como foram os casos do Paulo Mata com os artigos: "Super Lynx no combate a pirataria" - publicado na Air Forces Monthly, Revista Força Aérea (Brasil) e Avion Revue (Espanha); "Hot Blade 2012"- na Air  Forces Monthly e Mais Alto; Iceland Air Policing - na Air Forces Monthly e Take-Off; 100 anos da Força Aérea Russa - Take-Off e 50.000 horas AJet - no jornal Take-Off, com quem alías, o Pássaro de Ferro iniciou uma ativa parceria, durante 2012.
O José Matos publicou também diversos trabalhos escritos na imprensa nacional e estrangeira, com destaque para "Mirage pour le Portugal", publicado nas revistas Aero Journal, de França e Aviation Classics, inglesa; "Aviões Fiat para Portugal nos anos 60", na revista italiana Aeronautica&Difesa. Publicou também diversos artigos e estudos na revista "Mais Alto", da Força Aérea.
Mantiveram-se também parcerias ativas com o site português Operacional e além-fronteiras com o Cavok-Brasil e revista Webasas, também no Brasil.
Assim, durante 2012, o projeto Pássaro de Ferro registou 406 edições e mais de um milhar de fotografias/imagens, que inscrevem uma média superior a oito edições por semana e registou 216915 visualizações, correspondendo a 97944 mil visitas únicas.
O Pássaro de Ferro está a caminho dos sete anos online e apesar das (muitas) mudanças que nele se operaram, continua firme na sua matriz, a mesma que levou à sua génese, em maio de 2006 - Paixão pela aviação! 

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>