terça-feira, 4 de setembro de 2012

Paris Air Show 2001 (M706 - 6RF/2012)

Trago agora aqui ao Pássaro de Ferro, um pequeno apontamento de “micro-reportagem”, da minha ida ao Paris Air Show 2001, onde estive no dia de público e num dos dias de “trade”.
Lamentavelmente, para já, só posso partilhar estas poucas fotos na medida em que , o meu arquivo contém muitos slides não digitalizados o que ... torna tudo mais difícil.
Curiosamente, e recordando um pouco a época, fiz uma deslocação com dois Amigos, o Luís Neves e o Emanuel Alves, à Bélgica, a Kleine Brogel, ao spotters day do NTM2001, e dois dias antes passamos pelo Paris Air Show e, dado que eu só fotografava slides, levei comigo 33 rolos de 36exp., para distribuir pelos 3 dias ... estão a ver o stress???? A malta mais nova, que fotografou sempre em digital, não faz a mínima do que é esta coisa de haver um limite para as fotos que se podem fazer ...
Enfim, aqui vão então algumas das imagens que tenho desses dias em Paris (Le Bourget)...

Local de passagem obrigatória nos incontáveis stands da feira, o stand da OGMA... 

Tirada do topo do Press Center, para a esquerda aviões a perder de vista ... 

... e para a direita o cenário não muda muito, em primeiro plano (em baixo) um Mil Mi-35...

No primeiro dia, que era também dia de público, o An225 era o avião mais pretendido, sendo compacta a mole humana que entrava e saía para poder dizer que tinha estado lá dentro. No ar, na demonstração de voo, pudemos constatar que o seu tamanho é tão grande como a sua manobrabilidade ...

Os dias de "trade" são também os dias de passagem de entidades diversas, aqui vemos a confusão que se gera quando o Ministro da Defesa Israelita visita um ICA SA-330 Puma "ligeiramente" modificado pela israelita IAI. 

Muito acessíveis a perguntas e respostas dos "portugas", no stand da RAFAEL viemos a saber novidades do sucesso de um teste efectuado aos nossos F-16OCU's com pods Litening II, que alguns anos depois foram adquiridos.

Tema muito "in" da altura, a aquisição dos Eurocopter EC635 para o Exército Português, algo que ... não correu muito bem ainda que os helicópteros tivessem vindo a voar para a OGMA, um deles foi mesmo pintado com o esquema de pintura do Exército (há fotos...!!!), mas que depois ficou tudo em águas de bacalhau. Estas imagens eram do "mockup" no stand da Eurocopter.

Já vimos a voar em Maceda, Ovar, três NH90 da Finlândia, durante o HB2012, mas em 2001 o máximo era mesmo um "mock-up"... (já vi kits 1/72 melhores...)

Uma das muitas novidades, com particular interesse para Portugal, um EH-101 da Marinha Italiana.

Sempre um regalo para os sentidos, um Mirage 2000C do Armée de l'Air a subir para a sua exibição ...
 
Com um esquema de pintura muito vistoso, um Su25 "Scorpion" da Força Aérea da Georgia, e lá atrás um Su30 MK... (um sonho realizado)...

Termino com um avião que, na altura também era uma novidade, um avião cujas linhas, arrisco-me a dizê-lo, é extremamente sexy ...


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>