sábado, 2 de junho de 2012

NATO TIGER MEET 2012 (M659 - 23AL/2012)

Está a decorrer na Base Aérea de Oerland, na Noruega, mais uma edição do Tiger Meet. Este encontro de esquadras "Tiger", na sua versão deste ano, teve o seu início em 29 de maio passado e terminará no próximo dia 8 de junho.
Como é habitual neste evento, os diferentes países que nele participam com as suas esquadras de voo associadas ao "espírito tiger", exibem uma ou várias aeronaves devidamente decoradas, no seu todo ou em parte, com iconografia alusiva, alguma dela de belo efeito.

 Descolagem de um F-16BM "da casa".

O Tiger Meet, para além da sua componente competitiva (em causa está o tão ambicionado Silver Tiger)  de treino militar/tático e de partilha de experiências, é também um evento que permite convívio entre os militares de diversas nacionalidades e que, por um dia, abre as suas portas aos entusiastas da aviação - o Spotters Day ocorreu no passado dia 1 de junho - facto que proporciona sempre bastantes imagens sobre este acontecimento incontornável da aviação militar europeia e até mundial.

A Holanda é um dos países que mais aposta nas pinturas bem apelativas, como é o caso deste exemplar de F-16AM - Foto: Bob Fischer

Este ano, depois de ter sido cancelada a realização em Portugal, o NTM2012 demandou terras mais frias e em cuja paisagem ainda pontifica a neve - Oerland fica muito próximo do círculo polar ártico - sendo de perspetivar um encontro em moldes ligeiramente mais claros, no que às cores diz respeito. 
Portugal este ano não participou no exercício, não tendo, por isso, feito a defesa do troféu Silver Tiger conquistado no ano passado em Cambrai - França, pela Esquadra "Tiger" Nacional, a 301 - Jaguares equipada com os F-16 MLU.
O embaixador de França - um Rafale - "vestido" para a ocasião...

Os alemães apresentaram um repetente do ano passado...

 O F-18 Suíço também não faltou...

F-16C turco.

A representação Turca, que desperta sempre muita atenção, não defraudou a expetativa, apresentando dois F-16 (C e D) devidamente aperaltados...

Seja como for, o espírito "Tiger" não se compadece com latitudes e, tal como o animal se dá tanto em climas quentes como no gelo da Sibéria, não deixará de fazer valer o seu rugido na Noruega, para gáudio dos seus apaniguados!

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>