domingo, 1 de janeiro de 2012

BALANÇO DE 2011 - NOTA DO COMANDO (M579 - 1AL/2012)

O ano 2011, terminado ontem, manteve a consolidação do Projeto "Pássaro de Ferro" no domínio da aviação (sobretudo a militar) nacional.
O seu principal motor, o site "Pássaro de Ferro", registou novamente um crescimento nas suas audiências, na ordem dos 15%, relativamente ao ano anterior.
Assim, 2011 termina com praticamente 50 mil visitas únicas; quase 109 mil páginas consultadas, 123 missões cumpridas (41 por mim, 45 pelo Paulo Mata, 19 pelo Rui Ferreira, 13 pelo José Matos e 5 por spotters associados) e quase 600 fotografias editadas.
Reunidos os números totais do projeto (Pássaro de Ferro, Pássaro de Ferro-Operations e Porta de Embarque 04), verificaram-se 63 mil visitas únicas, 131 mil páginas consultadas e quase 1000 fotografias editadas.
Os três espaços deste projeto são vistos e lidos um pouco por todo o mundo, com destaque para Brasil, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, França, Bélgica, ou outros mais remotos como o Japão, Austrália, Chile ou Argentina...
A dupla do "comando" (António Luís e Paulo Mata) publicou diversos artigos na imprensa escrita nacional da área, nomeadamente a revista da Força Aérea - Mais Alto e na imprensa internacional, a saber: Air Forces Monthly - Inglaterra; Avion Revue - Espanha e Fuerza Aérea - Espanha. O Paulo Mata publicou também alguns trabalhos na revista nacional de aviação Sírius e foi também co-autor do livro "F-16, Falcões e Jaguares", uma das publicações mais aguardadas e bem sucedidas nesta área em Portugal e também na Europa.
O nosso colaborador José Matos publicou também na revista Mais Alto e na revista Air Magazine, em França. No total, a equipa do Pássaro de Ferro, paralelamente às edições regulares no projeto, publicou uma dezena de artigos na imprensa nacional e internacional nesta área da aviação, particularmente na aviação militar.
Como "comandante" do projeto, tenho de agradecer (e muito) ao Paulo Mata, meu " 2º comandante" e "Oficial de Operações", seja pela sua mestria como fotógrafo, seja por todo o trabalho que efetuou e publicou no Pássaro de Ferro, entrevistando e reunindo a informação necessária para dar corpo a todos os trabalhos e reportagens efetuados e publicados, seja aqui ou na imprensa escrita; ao José Matos pelo seu rigor e entrega às pesquisas históricas e o seu contributo inestimável para a escrita da história da aviação militar em Portugal; ao Rui "A7"Ferreira pela sua prestação numa vintena de edições no Pássaro de Ferro, todas elas de grande interesse. Agradecemos também a todos os spotters associados, particularmente ao Hélder Afonso - no Real Thaw 2011 e no Festival Aéreo de Vigo, ao Marco Casaleiro, no Real Thaw 2011, ao João Toste, na Base Aérea das Lajes - Açores; ao Alejandro de Prado García, na "Festa al cel" de Barcelona; ao Paulo Moreno pela cedência de diverso material fotográfico da sua autoria ou coleção e que enriqueceu diversas edições no Pássaro de Ferro; ao Miguel Amaral pela sua edição alusiva ao "making of do F-16 Jaguar 15106" e ao Jorge Simão pelas dezenas de fotografias do NAM 2003 e FWIT 2004.
E claro, o agradecimento maior fica para todos os que nos seguem, lendo-nos, vendo-nos e escrutinando-nos nos três espaços do projeto e nas publicações da imprensa, mas com principal ênfase neste Pássaro de Ferro!
Nós, mas sobretudo vocês desse lado, é que fazem dele uma referência incontornável no domínio da aviação militar online em Portugal.

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>