segunda-feira, 20 de junho de 2011

Glide Path (M514 - 9RF/2011)





Num registo um pouco diferente dos habituais, venho aqui trazer uma sugestão de leitura. É verdade! Pasme-se com tal proeza, e sobretudo ousadia, quando vinda de um indivíduo que mal sabe ler e escrever o Português, a Língua da Mãe-Pátria, e ainda está convencido que é craque na língua de Shakespeare...

Já conto alguns anos a ler sempre o mesmo autor de ficção-científica, bastante científica por sinal, tão científica ao ponto de, muitas vezes, se tornar real no espaço de poucos anos. Falo obviamente do saudoso Sir Arthur C. Clarke (1917 – 2008).
Um dos livros de leitura muito interessante, porque não dizê-lo mesmo – obrigatória – para todos os aerotranstornados pássaro-ferrosianos é o Glide Path, de 1963. Este, transporta-nos para um período muito interessante da História da Aviação Mundial, durante a 2ª Grande Guerra, e para uma equipe muito especial, muito secreta, que no seguimento de um projecto iniciado nos EUA, tenta resolver o seguinte problema: como fazer com que as tripulações dos bombardeiros, depois das missões, depois de muitas horas de voo e grandes distâncias percorridas, conseguissem aterrar em segurança e em quaisquer condições de tempo, de dia ou de noite ...?
Trata, claro está, do desenvolvimento daquilo que é hoje um dado adquirido, o GCA, ou Ground Controlled Approach. Na altura o desenvolvimento do AN/MPN-1 XE.

Boa leitura!




Nota final - Arthur C Clarke foi o Pai do satélite geoestacionário de comunicações, esse Pássaro de Ferro que voa ali para o lado do Cosmos, que nem nos lembramos que existe mas que nos permite, como é o caso, a confortável navegação no cosmos da informação, eu estar aqui a fazer esta postagem desde um cybercafé na Tailândia, onde me encontro, a banhos ...

1 Comentários:

S7alker disse...

Interessantemente, trabalhou também nos ditos radares.

Ainda é um dos meus autores preferidos, e o primeiro livro de ficção que li, tinha esta pobre alma 8 anos, foi o 2001: odisseia no espaço, ainda hoje a minha obra preferida, de sempre. :)

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>