quinta-feira, 3 de março de 2011

SEMPRE O A-7P (M477-10AL/2011)

Mais uma mão cheia de imagens do velho "SLUF - Short Litle Ugly Fellow" da Força Aérea Portuguesa, um avião que, quase uma dúzia de anos depois de ter deixado os céus nacionais, continua a ser uma das marcas mais impressivas e sobre a  qual mais se escreve, relativamente à aviação militar nacional.


O A-7P s/n 5527, ainda com a numeração e marcas originais, estacionado num dos "shelters" da zona Alfa 1, rodeado da respectiva panóplia de armamento, típica daquela altura e um ícone incontornável do tempo da "guerra fria". De notar que este aparelho apresenta, tal como muitos outros na altura, a ausência das estações do meio.
Até hoje, nunca se soube com certeza, o porquê da retirada temporária desta estação das asas da frota.
Fica, obviamente o repto lançado aos nossos leitores, no sentido de esclarecer o assunto.

 Mais uma foto obtida na Alfa 1, de um A-7P.

O A-7P s/n 5522 em Monte Real. De notar a presença do símbolo da Esquadra 304 - Magníficos na cauda do avião, por cima do número de matrícula, uma vez mais ainda com os dígitos "arredondados", originais dos primeiros tempos da frota e com que foram entregues pela Vought a Portugal.

O A-7P s/n 5532, com as marcas originais de fábrica, os números de matrícula "arredondados" e sem número nas portas do trem traseiro, estacionado na zona Bravo 1, frente à manutenção, na BA5 - Monte Real.

Fotos da autoria de um antigo militar da BA5, obtidas em meados da década de oitenta, quando os A-7P preenchiam os espaços e os sons de Monte Real e dominavam, em tons verde-castanho, os céus de Portugal.
-
Nota: Fotos cedidas por um antigo militar da BA-5 - Andrade - via Paulo Moreno a quem o Pássaro de Ferro agradece, uma vez mais.

1 Comentários:

Anónimo disse...

É provavel que os pod´s do meio estivessem a passar por um processo de manutenção, mas isto no campo das hipóteses..

ENGAED

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>