quinta-feira, 24 de março de 2011

O "C'S" (M484 - 14/AL2011)

Os aviões de transporte são muitas vezes, digamos, uma das faces menos visíveis de uma arma aérea, sobretudo em tempos em que o mediatismo se faz no limbo da rapidez que os caças-bombardeiros imprimem à sua acção.
Porém,  e sempre que os caças-bombardeiros vão para o ar, se deslocam/destacam ou voam grandes distâncias, são os aviões de transporte e apoio que ou levam a dianteira ou, no final, "arrumam a casa".
Depois, quando os governos decidem que perante situações de urgência, é preciso recuperar compatriotas em situações de perigo, seja por falência de regimes políticos sob capas de violência, seja em situações de catástrofe natural, são os C's que se apresentam ma linha da frente para essas missões.
Portanto, é mais do que justo render-lhes um tributo de admiração e reconhecimento pelo seu potencial como aeronaves cujo voo e operação não se resume a minimalismos ou a normalidades. Vão e estão, como aliás toda a arma aérea, ao serviço da nação e dos seus desígnios!
O Pássaro de Ferro publica algumas imagens, já com cerca de 30 anos, alusivas a esses "pachorentos" aviões, contudo tão fieis e com tanta história sob as suas asas!

O C-130 Hércules, fotografado na BA5 - Monte Real, algures no início da década de 80, vendo-se um FTB-337G "por baixo" do seu nariz.
Tenho, no meu "currículo", praticamente 4 horas de voo numa aeronave destas, já contadas aqui.

 Um C-212 Aviocar, integralmente pintado em tons verde escuro, fotografado também na BA5.

 O s/n 6502, estacionado na Bravo 1 da BA5 - Monte Real.

 Outro C-212, desta feita fotografado a partir da Torre de Controle da BA5.

O C-212 Aviocar s/n 6501, "o primeiro", ainda com a camuflagem "muito à espanhola", fotografado, também, na BA5 - Monte Real.
Sobretudo para o Aviocar, fica um tributo singelo, na hora em que se despedem dos céus nacionais, depois de tantos e nobres serviços em prol da portugalidade!
_____
Nota: Fotos da colecção de Carlos Costa que as facultou, gentilmente, para publicação no Pássaro de Ferro, através do Paulo Moreno. Os nossos agradecimentos a ambos! 

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>