segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

EM PERIGOS E GUERRAS ESFORÇADOS (M458 - 1PM/2011)


Longe das luzes da ribalta das novas e modernas aeronaves que são os EH-101 Merlin da Esquadra 751 no Montijo, tal como geograficamente distante, está o destacamento da Esquadra 552 - Zangões, no Aeródromo de Manobra 1 (AM1) em Maceda, Ovar. Não é no entanto menos meritório o seu trabalho, ainda que menos divulgado.
Constituído por um total de 24 Militares (8 Pilotos, 6 Recuperadores Salvadores e 10 Operadores de Guincho, operando em grupos de 3 (1 Pil, 1 RS e 1 OPG) colocados no AM1 por períodos de uma semana, o destacamento realizou durante 2010 um total de 25 missões de busca e salvamento, em 42 saídas e 91:40 horas.
Este destacamento, activado em 1990, é o meio de busca e salvamento colocado mais a Norte no país, sendo por isso o primeiro a ser chamado a intervir nesta zona, sempre que despoletado o alerta através dos canais próprios. É por isso, e apesar das limitações que a aeronave possui, nomeadamente em autonomia e distância que pode penetrar no mar, essencial, quando prestar uma atempada ajuda a quem dela necessita, pode marcar a diferença entre o sucesso e o insucesso. Por vezes a diferença entre a vida e a morte.
Que o digam os militares que dos Alouettes dependeram nas guerras de África e que por eles viveram.
Ou as populações de Timor Leste, que por eles foram servidas durante a difícil fase da independência, noutro destacamento da Esq 552, dessa vez sob as cores das Nações Unidas.

E passados quase 50 anos, agora em clima e  tempo de paz, os Zangões continuam ainda a salvar vidas, nessa aeronave que parece que nunca acaba e tem sempre mais para dar: o Alouette III.
Para terminar e regressando ao título do artigo (o lema da Esq 552), e dada a longevidade, quantidade e diversidade dos salvamentos efectuados, parece não haver melhor expressão para reunir a carreira da aeronave e das Esquadras que a voaram, das quais os Zangões são os honrosos herdeiros: "Em perigos e guerras esforçados!"







 


4 Comentários:

Anónimo disse...

Belíssima homenagem aos Dédalos e Ícaros que põe a vida dos outros é frente da sua própria vida!

Rui "A-7" Ferreira
5513

António Luís disse...

Grandes Zangões!
Grande AL-III!

CICLOPE disse...

Muitos Parabéns e obrigado pelo artigo!! A foto de abertura, apesar do vento, humidade e maresia.... ficou brutal!!

cinematograrte disse...

Muito bom, sou um guerreiro do àr virtual.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>