terça-feira, 19 de outubro de 2010

EX MERO MOTU (M428-38PM/2010)

Maj PILAV Diná Azevedo aos comandos de um C-295M da Esquadra 502

Em Setembro passado, na BA6 no Montijo, processou-se o render de Comando na Esquadra 502 - Elefantes. Tal acontecimento nada teria de invulgar, não fosse o caso de o TC PILAV Luís Graça, Comandante cessante, ser substituído nas suas funções pela Major PILAV Diná Azevedo, tornando-se esta a primeira mulher a exercer o comando de uma esquadra de voo na Força Aérea Portuguesa (FA).
A actual "Elefante-Mor" da Esquadra 502, Licenciou-se em Ciências Militares e Aeronáuticas entre 1990 e 1995 na Academia da FA,  ao que se seguiu uma primeira passagem pela esquadra que agora comanda, para a realização do curso pluri-motores ainda em 95. Passaria posteriormente a piloto operacional em C-212 Aviocar na Esq 401 entre 1996 e 2000.
Entre 2000 e 2002, já como comandante de esquadrilha, desempenhou funções de instrutora de voo na Academia da FA, seguindo-se três anos na Alemanha como piloto do sistema AWACS da NATO (E-3A Sentry), onde foi já então também a primeira mulher piloto europeia a voar nesta componente e nestes aviões.
Após o curso de oficial superior ainda em 2005, regressaria à Esq 502 onde se manteve até aos dias de hoje, desempenhando sucessivamente as funções de instrutora, (primeiro em C-212-100, depois em C-295M) piloto responsável pela aceitação das aeronaves C-295M (voos de teste efectuados na fábrica em Sevilha) e Oficial de Operações, até atingir o posto de Comandante.

O dia 7 de Setembro de 2010 entra por isso para a história, com naturalidade, como mais um marco das mudanças que, transversais a toda a sociedade, se processaram também na Força Aérea.
Força Aérea que provou mais uma vez que o seu lema "EX MERO MOTU" (por mérito próprio) não é uma frase vazia de conteúdo, mas se aplica a todos os seus profissionais, independentemente do género.


Nota: Agradecimento ao André Garcez pela cedência da foto ilustrativa do artigo.


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>