segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ANIVERSÁRIO DA BA5-MONTE REAL - 4 DE OUTUBRO (M423-40AL/2010)

Formação de 24 aviões A-7P, sobre a BA5 - Monte Real, obtida pelo Paulo Moreno algures entre 1989 e 1991. A foto apresenta algumas marcas da passagem do tempo, mas não hesitámos em publicá-la, dado o seu carácter absolutamente raro!

Mais uma vez através do espólio do Paulo Moreno e do Fernando Martins, o Pássaro de Ferro assinala a passagem de mais um aniversário da Base Aérea nº 5, este ano o 51º, com uma viagem pelo tempo, recuando cerca de 20 anos.
Os tempos eram outros, pese embora o espírito subjacente a estes dias se mantenha alicerçado na rica história destas instalações militares, ao longo deste mais de meio século, SEMPRE na linha da frente da defesa aérea da nação.
Há cerca de 20 anos, a BA5 era a "casa" dos míticos A-7P, que faziam naquela altura o papel hoje desempenhado pelos F-16.
Em qualquer das datas, fosse há 20 anos atrás, seja no presente, há muito empenho na celebração destas efemérides e, ainda ontem como hoje, é sempre motivo de satisfação ver os aviões - muitos aviões - no ar.
Nessa altura - foi impossível situar o ano do evento -  uma formação de 24 aviões A-7P sobrevoou a base aérea, demonstrando que na altura o domínio dos céus estava entregue.
Simultaneamente, um F-86 desfilava frente à assistência, 10 anos depois de se ter despedido dos céus.
Esta série de fotos - que terá em breve uma sequela - foi obtida algures entre os anos de 1989 a 1991, sempre em dia de aniversário da base, são o tributo do Pássaro de Ferro à passagem de mais um aniversário da BA5.
Parabéns à Base Aérea nº 5, a todos os que nela serviram e aos que, hoje, continuam o muito honroso legado do tempo. 
A história, no seu compasso de avanços e recuos, fracassos e glórias, é erguida todos os dias.
Hoje foi mais um!

 A-7P em exibição de performance.

 O A-7P s/n 5509 em exposição estática com a respectiva e impressionante panóplia.

 Pormenor do corte do bolo do 31º aniversário, em 1990, pelos então CEMFA e Comandante da BA5.


 Rolagem do F-86 "5320"... 10 anos depois da sua retirada, ainda foi possível ouvir o silvo da sua turbina...

-
Nota: Agradecimentos, uma vez mais ao Paulo Moreno e também ao Fernando Martins, pela cedência das fotos da edição de hoje e da que se lhe seguirá, ainda durante esta semana.
Agradecemos também a quem puder situar com precisão o ano da formação dos 24 A-7P, o favor de contactar o "comando" do Pássaro de Ferro para adendar a informação. 

1 Comentários:

Rui Sousa, Madeira Spotters disse...

Fantásticos registos!
Seria uma excelente iniciativa fazerem hoje em dia com o A-7 o mesmo que fizeram o 86, recuperar uma unidade para que ficassem em condições de taxiar...

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>