segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Angola


Ultimamente tenho dedicado alguma atenção à descolonização em Angola e gostaria aqui de deixar referência de um livro muito interessante do general Silva Cardoso “Angola. Anatomia de uma Tragédia” (Oficina do Livro, 2000), que além do problema da descolonização angolana, aborda também a passagem deste general da FAP por África. Muito interessante para ver as dificuldades com que a força aérea se debatia na guerra de África.


P.S. Já agora a título de curiosidade sobre este processo outras obras que considero importantes. "Memórias" (Nzila, 2005) de Iko Carreira, general angolano já falecido, que mostra o ponto de vista do próprio MPLA sobre este processo, "Confronto em África - Washington e a Queda do Império Colonial Português" (Tribuna da História, 2005) de Witney Schneidman, um estudo académico e mais distanciado. Outro estudo académico é "Angola, os Brancos e a Independência" (Edições Afrontamento, 2008) de Fernando Tavares Pimenta. Portanto, algumas sugestões de leitura sobre o problema angolano.

1 Comentários:

António Luís disse...

Sê bem (re)aparecido!

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>