quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A-7P´s A LÁPIS, MUITOS, EM TODO O LADO


Desenho de dois A-7P em voo, da minha autoria, feito num caderno, algures no início da década de noventa.
A digitalização não revela bem o tradicional rasto do A-7P, mas revela todo o resto que abaixo se tenta explicar...

---
Durante muitos anos, impulsionado pela ferverosa paixão pelo A-7P, desenhei compulsivamente A-7´s nos meus cadernos e livros.
Quase sempre na perspectiva em que mais os apreciava, tal qual este desenho revela, sobre o qual não declaro um átomo de arrependimento ou vergonha.
Desenhava e pronto. Não havia "esta coisa da Internet", não abundavam revistas, nada.
Se os queria ver, esperava por eles nos céus (spotting era uma palavra inexistente, nem o caminho de Monte Real era simples de fazer como é hoje) ou então, desenhava-os, sem hesitações onde podia. Eram os meus A-7P!
Este parco exemplo que hoje partilho com os leitores do Pássaro de Ferro atesta bem o quão ligado estive ao A-7P, repetindo o que já por diversas vezes aqui escrevi: cresci com o A-7P, é o avião da minha vida, por ele nutro uma admiração que nenhuma filosofia explica em base racional.
Depois do último post, anunciada que está a "morte definitiva" do A-7P, pelo menos da grande maioria, fui quase que obrigado a procurar esses desenhos que, durante tantos anos, alimentaram esta "não razão" materializada num simples avião, na sua silhueta escura e até tenebrosa, no seu rasto de fumo pronunciado, a marca de água (de fumo...), o seu som...
Há coisas que nenhuma perfeição de palavras explica.
Sentem-se e pronto. É quanto basta!

3 Comentários:

Anónimo disse...

Os meus cadernos de primária, ciclo,secundária estão cheios de A-7P, os meus primeiros desenhos segundo diz o meu pai são de aviões que via na Mais Alto. Velhos tempos.

ENGAED

Rui Sousa, Madeira Spotters disse...

Confesso que também fiquei com essa mania, depois do destacamento que os A-7 fizeram no Porto Santo, por alturas da primeira Guerra do Golfo...

Anónimo disse...

Estive lá!
EC

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>